Share |

Sobre: Assembleia Municipal

Maio 18, 2018

O Bloco de Sintra assinalou o Dia Nacional e Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia através de uma declaração política na Assembleia Municipal, onde lembrou que, apesar dos avanços nos direitos das pessoas LGBTI registados em Portugal, ainda há muito por fazer para construir uma sociedade mais igualitária, desafiando o municipio de Sintra a comprometer-se com medidas simbólicas e efectivas nesse sentido.

Fevereiro 8, 2018

A Assembleia Municipal de Sintra manifestou-se contra a reinstalação da torre de comunicações  e vigilância que existia junto ao farol do Cabo da Roca e que foi destruida por um temporal em Dezembro de 2017. Com 45 metros de altura, a estrutura era uma veradadeira cicatriz na paisagem, tendo a sua instalação sido muito contestada.

A tomada de posição surge por proposta do Bloco e foi aprovada com votos contra do CDS e abstenção do PSD.

Janeiro 8, 2018

O Grupo Municipal do Bloco quer conhecer as medidas tomadas para a elaboração do novo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Sintra, uma vez que o actual terminou a sua vigência em 2017, competindo à autarquia apresentar uma nova versão. O Bloco defende que a documentação do Plano seja disponibilizada no site da Câmara.

Dezembro 21, 2017

Entre as medidas exigidas encontram-se a resolução dos problemas que estão na origem de constantes atrasos e supressão de comboios, a utilização de comboios com duas composições em todos os horários, uma maior oferta de comboios fora das horas de ponta, período nocturno e ao fim de semana e o reforço da limpeza de espaços e equipamentos.

Novembro 23, 2017

Perante a necessidade de conter tal ameaça, o Bloco de Esquerda questionou a Câmara de Sintra sobre a actuação prevista pela autarquia, defendendo uma intervenção imediata para evitar danos maiores e garantir a segurança e bem estar de pessoas e animais.

Novembro 7, 2017

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou a taxa de IMI a aplicar em 2018. O Bloco de Esquerda votou favoravelmente a proposta que, face a 2017, permitirá aos e às munícipes uma poupança de 2,7 milhões de euros.

Verifica-se, no entanto, que a autarquia abriu mão de algumas medidas essenciais para dinamizar a política de habitação no município através do IMI, nomeadamente pelo seu desagravamento nas casas arrendadas ou pela sua majoração em situações de casas degradadas ou devolutas, um recuo que beneficia, sobretudo, os interesses dos grandes proprietários e a especulação imobiliária.

Junho 27, 2017

Assembleia Municipal de Sintra aprovou uma recomendação ao governo para que ponha a funcionar mecanismos que permitam atribuição automática da tarifa social de água a agregados de baixo rendimento.

A mesma medida já foi aplicada à electricidade permitiu apoiar, em 2016, 26.516 famílias sintrenses. Considerando que no mesmo ano 4.272 tinham acesso às tarifas sociais do concelho, que dependem de pedido, burocracias e aprovação, é de prever que esta automatização traga mudanças significativas.

Abril 22, 2017

Reagindo a este adiamento, a deputada municipal Helena Carmo defendeu que o requerimento que envia esta e outras moções no mesmo sendido para a comissão de especialidade “isenta a Assembleia Municipal de tomar uma posição clara” quando ela é urgente, uma vez que “é preciso acabar com a prepotência do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas antes que seja tarde.”

Abril 21, 2017

Intervindo na sessão da Assembleia Municipal de Sintra de 20 de Abril, o deputado bloquista João Silva considerou a decisão de Basílio Horta de anular todos os processos de majoração do IMI para imóveis degradados como "um tiro no pé", defendendo que se deveriam encontrar mecanismos para reavaliar os casos em que os proprietários se sintam injustiçados.

Março 3, 2016

Hugo Parreira, activista pelos direitos da comunidade surda portuguesa, interveio na Assembleia Municipal de Sintra para alertar para urgência de um serviço intérprete língua gestual portuguesa nas repartições públicas.

A intervenção foi feita em Língua Gestual Portuguesa (LGP), provocando espanto e dificuldades entre os/as presentes, pois a Autarquia não tem serviços de intérprete.

Maio 7, 2015

O Bloco de Sintra defendeu que parte do saldo de gerência da Câmara (verba orçamental não aplicada em 2014, a integrar no orçamento de 2015) deve servir para reforçar intervenção das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho. Basílio Horta não esclareceu se o Executivo aceita a medida.

Abril 17, 2015

Os eleitos e as eleitas de PS, PSD, CDS e “Sintrenses Com Marco Almeida” da Assembleia Municipal e da Assembleia da União de Freguesias de Sintra recusaram-se a repudiar a intervenção policial que teve lugar no interior da Escola de Santa Maria de Sintra, votando contra uma proposta nesse sentido apresentada pelo Bloco de Esquerda.

Agosto 1, 2014

A requalificação do mercado da Tabaqueira é uma preocupação antiga da população e vendedores, que anseiam a melhoria das condições de trabalho e de higiene daquele que é um dos únicos locais onde é possível adquirir bens alimentares. Face às respostas pouco conclusivas que o actual presidente da Junta de Rio de Mouro tem dado quando questionado sobre a matéria, O Bloco decidiu interpelar a autarquia.

Março 2, 2014

O Bloco de Esquerda votou favoravelmente a proposta de integração das empresas municipais EDUCA e HPEM na estrutura da câmara, exigência que vem fazendo desde o momento em que entrou na Assembleia Municipal de Sintra, em 2001.