Share |

Sintra: Assembleia Municipal contra torre de comunicações no Cabo da Roca

Foto de Luís Galrão/Tudo Sobre Sintra
Foto de Luís Galrão/Tudo Sobre Sintra

A Assembleia Municipal de Sintra está contra a reinstalação da torre de comunicações do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da costa portuguesa (SIVICC) junto ao farol do Cabo da Roca, que implicaria reconstrução de uma estrutura de 45 metros de altura que fere a beleza da paisagem e desfigura um dos ex-libris da costa Sintrense.

Os e as autarcas reivindicando ainda que o Ministério da Administração Interna estude alternativas de localização, procurando compatibilizar os compromissos assumidos pelo governo com a salvaguarda da paisagem e do património.
A iniciativa do Bloco foi aprovada pelos deputados e deputadas do Bloco, PS, CDU MPT e PAN, contando com a abstenção de PSD e votos contra do CDS.

Na primavera de 2013 foi montada uma torre de comunicações na zona fronteira ao Farol do Cabo da Roca, desfigurando a paisagem do ponto mais ocidental do território continental Europeu, em pleno Parque Natural de Sintra Cascais e gerando muita contestação. A tempestade da noite de 10 para 11 de dezembro destruiu parte desta torre, criando uma oportunidade para se corrigir o erro.

Em resposta a uma interpelação do grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, o Ministério da Administração Interna afirma estar “a ser equacionado o eventual restabelecimento da sua operacionalidade”, alegando questões técnicas e compromissos internacionais para a eventual manutenção da localização, assumindo ainda que a instalação do equipamento junto ao farol foi uma escolha entre alternativas, o que demonstra que a relocalização é possível, nem que para tal se tenha de fazer novo estudo para encontrar um local onde o impacto visual seja menor.

Foto de Luís Galrão - http://www.tudosobresintra.com

VER:

Bloco questiona Governo sobre relocalização da Torre

Resposta do Ministro da Administração Interna ao BE

AnexoTamanho
Moção aprovada pela AMSintra112.67 KB