Nos últimos meses têm sido avistadas, nas imediações do Quartel de Bombeiros de S. Pedro de Sintra, várias dezenas de cães, alguns deles de grande porte e com aspecto emagrecido. Trata-se de matilha que deambula em liberdade e que, por vezes, apresenta comportamento agressivo para com os e as transeuntes.
Não tendo chegado ao nosso conhecimento nenhuma situação de consequências mais graves, fica clara a necessidade de uma intervenção urgente da autarquia para evitar que tal aconteça, pois são vários os relatos de episódios em que a segurança de pessoas, animais e viaturas foi posta em causa.
A título de exemplo, um dos eleitos do Bloco nesta assembleia presenciou, inclusivamente, a perseguição a um ciclista que circulava na EN9, junto à zona de estacionamento de autocarros de Ranholas, tendo este sido salvo de um ataque iminente por um automobilista que passava no local e investiu contra a matilha, dispersando-a sem provocar quaisquer danos.
Respondendo a Paula Bento, eleita da bancada do PSD que levantou o problema na Assembleia da União das Freguesias de Sintra de 21 de Novembro de 2017, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia informou que “há conhecimento da situação”, que esta “não é de fácil resolução” devido à quantidade e agressividade dos animais, e que estarão a ser “realizadas obras para alojar os cães” num local apropriado.
Perante a necessidade de conter tal ameaça, o Bloco de Esquerda questionou a Câmara de Sintra sobre a actuação prevista pela autarquia, defendendo uma intervenção imediata, ainda que provisória, para evitar danos maiores e garantir a segurança e bem estar de pessoas e animais.
Anexo | Tamanho |
---|---|
perguntas sobre matilha em S. Pedro | 220.24 KB |