Share |

S. Pedro de Sintra: Matilha põe em causa segurança de pessoas, animais e viaturas

Matilha põe segurança em risco
Matilha põe segurança em risco

Nos últimos meses têm sido avistadas, nas imediações do Quartel de Bombeiros de S. Pedro de Sintra, várias dezenas de cães, alguns deles de grande porte e com aspecto emagrecido. Trata-se de matilha que deambula em liberdade e que, por vezes, apresenta comportamento agressivo para com os e as transeuntes.

Não tendo chegado ao nosso conhecimento nenhuma situação de consequências mais graves, fica clara a necessidade de uma intervenção urgente da autarquia para evitar que tal aconteça, pois são vários os relatos de episódios em que a segurança de pessoas, animais e viaturas foi posta em causa.

A título de exemplo, um dos eleitos do Bloco nesta assembleia presenciou, inclusivamente, a perseguição a um ciclista que circulava na EN9, junto à zona de estacionamento de autocarros de Ranholas, tendo este sido salvo de um ataque iminente por um automobilista que passava no local e investiu contra a matilha, dispersando-a sem provocar quaisquer danos.

Respondendo a Paula Bento, eleita da bancada do PSD que levantou o problema na Assembleia da União das Freguesias de Sintra de 21 de Novembro de 2017, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia informou que “há conhecimento da situação”, que esta “não é de fácil resolução” devido à quantidade e agressividade dos animais, e que estarão a ser “realizadas obras para alojar os cães” num local apropriado.

Perante a necessidade de conter tal ameaça, o Bloco de Esquerda questionou a Câmara de Sintra sobre a actuação prevista pela autarquia, defendendo uma intervenção imediata, ainda que provisória, para evitar danos maiores e garantir a segurança e bem estar de pessoas e animais.

AnexoTamanho
perguntas sobre matilha em S. Pedro220.24 KB