O BE/Sintra solicitou esclarecimentos à autarquia sobre o futuro do mercado da Tabaqueira, na freguesia de Rio de Mouro. O pedido surge na sequência de uma visita dos autarcas bloquistas ao espaço, tendo contactado com comerciantes e moradores e constatado a realidade de degradação da cobertura e as poucas condições sanitárias do espaço onde é feita a venda.
A requalificação do mercado é uma preocupação antiga da população e vendedores, que anseiam a melhoria das condições de trabalho e de higiene daquele que é um dos únicos locais onde é possível adquirir bens alimentares. As promessas de anteriores executivos de Câmara e Junta foram reiteradas por Basílio Horta e Bruno Parreira na campanha eleitoral do ano passado, mas ainda estão longe de se tornarem realidade.
O Bloco de Esquerda considera urgente a resolução desta questão e, face às respostas pouco conclusivas que o actual presidente da Junta de Rio de Mouro tem dado quando questionado sobre a matéria, decidiu interpelar a autarquia sobre o problema.
_____________________________
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal
Domingos Quintas,
Um grupo de aderentes do Bloco de Esquerda de Sintra visitaram, por mais de uma vez o mercado degradado de ar livre, no Bairro da Tabaqueira; junto à Escola Alfredo da Silva.
Foi-nos referido, em conversas com os feirantes aí a trabalhar, da necessidade de renovação da respetiva cobertura.
Fomos também informados de que terá havido uma reunião com o Senhor Vereador responsável pelo pelouro, no sentido de passar este mercado (estrategicamente colocado na estrada de circulação do bairro); para um edifício a cerca de 100 metros, ainda a requalificar.
Olhado do exterior, este edifício parece insuficiente para o número de comerciantes com licença para vender no mercado.
O eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro; já perguntou ao Senhor Presidente da respetiva Junta de Freguesia, por mais de uma vez, sobre esta matéria, mas as respostas são vagas e inconclusivas.
Assim, solicito, enquanto uma das eleitas na Assembleia Municipal de Sintra, em representação do Bloco de Esquerda; o esclarecimento necessário sobre este problema que afeta um Bairro tão pouco cuidado e cada vez mais envelhecido, que carece de atenção.
Reforço ainda a preocupação de que os vendedores do mercado em causa, merecem e têm direito à informação e a ser considerados, na decisão que se está a preparar para o seu futuro.
Aguardando os esclarecimentos que considere relevantes
Com os melhores cumprimentos