assembleia municipal

Abril 19, 2024 08:37 AM

Intervindo pela bancada do Bloco, Tânia Russo sublinhou que “num momento em que as forças extremistas de direita avançam na Europa e em Portugal, importa recordar o caminho percorrido nestes 50 anos de democracia e também o que ainda falta percorrer para celebrar abril."

Dezembro 22, 2022 06:31 PM

O Orçamento e Grandes Opções do Plano do Município dos SMAS de Sintra foram aprovados na Assembleia Municipal de 7 de dezembro, contando com a abstenção do Bloco de Esquerda.

Reconhecendo a trajetória de rigor na gestão orçamental e de reforço da política social, o Bloco de Esquerda não deixou de notar a falta de diálogo do PS na elaboração do orçamento, o retomar de projetos que, ano após ano, não saem do papel, bem como a falta de uma aposta mais ambiciosa na transição energética do concelho.

Dezembro 10, 2022 07:06 PM

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal de Sintra aprovou por unanimidade uma recomendação para que o executivo camarário reforce a sensibilização da população escolar para a separação de resíduos e promover a adesão à recolha de biorresíduos.

Novembro 13, 2022 07:35 PM

Tânia Russo, deputada Municipal bloquista, questionou o executivo camarário sobre as perspectivas de entrada em funcionamento da Carris Metropolitana em janeiro de 2023.
Basilio Horta reconhece o risco mas não adianta respostas, remetendo para o Site da Câmara de Sintra, onde, na verdade, não há informação concreta sobre as novas carreiras.

Maio 1, 2022 02:48 PM

Moção de Saudação ao 25 de Abril e ao 1º de Maio proposto pelo Bloco de Esquerda de Sintra aprovada na Assembleia Municipal de Sintra.

A Assembleia Municipal de Sintra, reunida a 26 de Abril de 2022, deliberou: Saudar o 48º aniversário da Revolução de Abril, Saudar o 1º de Maio  e Saudar as lutas dos trabalhadores e das populações do Município de Sintra em defesa do emprego digno e dos direitos e justiça social.

Neste artigo pode ler o voto de saudação aprovado completo.

Março 11, 2022 12:56 PM

A Assembleia Municipal de Sintra manifestou o seu pesar pelas vítimas do conflito na Ucrânia e sua a condenou a agressão militar russa àquele estado soberano, através da aprovação de uma moção proposta pelo Bloco de Esquerda e de um Voto de Pesar subscrito em conjunto por IL, CH, CDS, PSD, PAN e PS.

Fevereiro 23, 2022 10:53 PM

A assembleia Municipal de Sintra aprovou por maioria uma saudação ao 8 de março, onde reafirma Sintra como Município pela Igualdade e pela não discriminação de género e se compromete a associar-se a todas as ações que visem a concretização deste desígnio.

Votos a favor: Bloco, PS, PAN, CDU, PSD

Votos contra: Chega. CDS

Abstenções: IL, NÓS Cidadãos

Dezembro 22, 2021 11:23 AM

A 20 de dezembro a Assembleia Municipal de Sintra debateu as propostas de Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022.  O Bloco de Esquerda absteve-se na votação dos documentos previsionais,  apontando um conjunto de indefinições em áreas fundamentais para o desenvolvimento do concelho que tornam a estratégia do executivo PS-CDU pouco clara e insuficiente para responder às necessidades da população.

Dezembro 21, 2021 05:20 PM

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou por unanimidade uma proposto do Bloco de Esquerda que defende a proteção e valorização dos Campos de Lapiás da Granja dos Serrões e de Negrais, um património valioso esquecido de abandonado da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

Dezembro 16, 2021 05:21 PM

O Bloco de Esquerda entregou para discussão na Assembleia Municipal de Sintra uma proposta defendendo que o Executivo camarário adote medidas para garantir a testagem para SARS-CoV-2 de toda a comunidade escolar antes do regresso às aulas em Janeiro de 2022. A reunião acontecerá a 20 de dezembro.

Outubro 19, 2021 08:34 AM

Tânia Russo e André Beja tomaram posse como membros na Assembleia Municipal de Sintra.

Na intervenção inaugural do mandato, a representante bloquista reiterou o compromisso de empenho por uma Sintra inclusiva, solidária e sustentável, defendendo "um concelho que combata a intolerância e o discurso de ódio, sem qualquer tipo de discriminação e que seja verdadeiramente a casa de toda a gente que aqui vive".

Setembro 9, 2021 09:34 PM

Conheça a lista de candidatos e candidatas à Assembleia Municipal, que irão defender uma Sintra Solidária e Sustentável. Saiba quais são as propostas vendo o Panfleto e o Programa Eleitoral para estas autárquicas.

Agosto 8, 2021 11:01 AM

Cerca de 200 trabalhadoras que fazem limpeza para a Câmara de Sintra queixam-se de atrasos no pagamento do salários do mês de julho. As trabalhadoras, vinculadas à empresa Ambiente e Jardim, cuidam da higiene no interior dos edifícios municipais.

O Bloco de Esquerda considera que, enquanto entidade contrate desta empresa, a Câmara de Sintra não pode ficar alheia à situação, tendo questionado o executivo de Basílio Horta sobre a situação e exigido uma tomada de posição firme e pública em defesa dos direitos destas trabalhadoras junta da Ambiente e Jardim, bem como apoio de emergência a situações de carência que já se fazem sentir.

Julho 10, 2021 01:36 PM

A Assembleia Municipal de Sintra declarou o município como zona de Liberdade LGBTQIA+, uma proposta do Bloco de Esquerda aprovada com os votos da CDU, PSD, MPT e PAN,  a abstenção do PS e de duas deputadas não inscritas e o voto contra do CDS.

A assembleia recomendou ainda ao Executivo Autárquico a adoção de políticas públicas promotoras de direitos e da sua valorização como um espaço de proteção contra as violações dos direitos LGBTQIA+

Novembro 26, 2020 12:00 AM

A ausência de uma estratégia clara para enfrentar os efeitos sociais e económicos da pandemia no médio e longo prazo, a falta de resposta a problemas centrais do município (com destaque para habitação, mobilidade e gestão de resíduos) e o não cumprimento da consulta prévia aos partidos prevista no “Estatuto do Direito de Oposição” motivaram o voto contra do Bloco a proposta de orçamento e plano de atividades apresentados pelo Executivo de Basílio Horta à Assembleia Municipal de Sintra.