Maio 1, 2022 02:48 PM

Moção de Saudação ao 25 de Abril e ao 1º de Maio proposto pelo Bloco de Esquerda de Sintra aprovada na Assembleia Municipal de Sintra.

A Assembleia Municipal de Sintra, reunida a 26 de Abril de 2022, deliberou: Saudar o 48º aniversário da Revolução de Abril, Saudar o 1º de Maio  e Saudar as lutas dos trabalhadores e das populações do Município de Sintra em defesa do emprego digno e dos direitos e justiça social.

Neste artigo pode ler o voto de saudação aprovado completo.

Março 11, 2022 12:56 PM

A Assembleia Municipal de Sintra manifestou o seu pesar pelas vítimas do conflito na Ucrânia e sua a condenou a agressão militar russa àquele estado soberano, através da aprovação de uma moção proposta pelo Bloco de Esquerda e de um Voto de Pesar subscrito em conjunto por IL, CH, CDS, PSD, PAN e PS.

Fevereiro 23, 2022 10:53 PM

A assembleia Municipal de Sintra aprovou por maioria uma saudação ao 8 de março, onde reafirma Sintra como Município pela Igualdade e pela não discriminação de género e se compromete a associar-se a todas as ações que visem a concretização deste desígnio.

Votos a favor: Bloco, PS, PAN, CDU, PSD

Votos contra: Chega. CDS

Abstenções: IL, NÓS Cidadãos

Dezembro 22, 2021 11:23 AM

A 20 de dezembro a Assembleia Municipal de Sintra debateu as propostas de Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022.  O Bloco de Esquerda absteve-se na votação dos documentos previsionais,  apontando um conjunto de indefinições em áreas fundamentais para o desenvolvimento do concelho que tornam a estratégia do executivo PS-CDU pouco clara e insuficiente para responder às necessidades da população.

Dezembro 21, 2021 05:20 PM

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou por unanimidade uma proposto do Bloco de Esquerda que defende a proteção e valorização dos Campos de Lapiás da Granja dos Serrões e de Negrais, um património valioso esquecido de abandonado da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

Dezembro 16, 2021 05:21 PM

O Bloco de Esquerda entregou para discussão na Assembleia Municipal de Sintra uma proposta defendendo que o Executivo camarário adote medidas para garantir a testagem para SARS-CoV-2 de toda a comunidade escolar antes do regresso às aulas em Janeiro de 2022. A reunião acontecerá a 20 de dezembro.

Outubro 19, 2021 08:34 AM

Tânia Russo e André Beja tomaram posse como membros na Assembleia Municipal de Sintra.

Na intervenção inaugural do mandato, a representante bloquista reiterou o compromisso de empenho por uma Sintra inclusiva, solidária e sustentável, defendendo "um concelho que combata a intolerância e o discurso de ódio, sem qualquer tipo de discriminação e que seja verdadeiramente a casa de toda a gente que aqui vive".

Setembro 9, 2021 09:34 PM

Conheça a lista de candidatos e candidatas à Assembleia Municipal, que irão defender uma Sintra Solidária e Sustentável. Saiba quais são as propostas vendo o Panfleto e o Programa Eleitoral para estas autárquicas.

Agosto 8, 2021 11:01 AM

Cerca de 200 trabalhadoras que fazem limpeza para a Câmara de Sintra queixam-se de atrasos no pagamento do salários do mês de julho. As trabalhadoras, vinculadas à empresa Ambiente e Jardim, cuidam da higiene no interior dos edifícios municipais.

O Bloco de Esquerda considera que, enquanto entidade contrate desta empresa, a Câmara de Sintra não pode ficar alheia à situação, tendo questionado o executivo de Basílio Horta sobre a situação e exigido uma tomada de posição firme e pública em defesa dos direitos destas trabalhadoras junta da Ambiente e Jardim, bem como apoio de emergência a situações de carência que já se fazem sentir.

Julho 10, 2021 01:36 PM

A Assembleia Municipal de Sintra declarou o município como zona de Liberdade LGBTQIA+, uma proposta do Bloco de Esquerda aprovada com os votos da CDU, PSD, MPT e PAN,  a abstenção do PS e de duas deputadas não inscritas e o voto contra do CDS.

A assembleia recomendou ainda ao Executivo Autárquico a adoção de políticas públicas promotoras de direitos e da sua valorização como um espaço de proteção contra as violações dos direitos LGBTQIA+

Novembro 26, 2020 12:00 AM

A ausência de uma estratégia clara para enfrentar os efeitos sociais e económicos da pandemia no médio e longo prazo, a falta de resposta a problemas centrais do município (com destaque para habitação, mobilidade e gestão de resíduos) e o não cumprimento da consulta prévia aos partidos prevista no “Estatuto do Direito de Oposição” motivaram o voto contra do Bloco a proposta de orçamento e plano de atividades apresentados pelo Executivo de Basílio Horta à Assembleia Municipal de Sintra.

Agosto 10, 2018 08:51 AM

O Bloco defende a extensão da discussão pública da proposta de PDM de Sintra até ao final do mês de Setembro, alargando o período de diálogo, esclarecimento e acolhimento de propostas. A discussão pública termina a 20 de Agosto, tendo parte do processo coincidido com semanas de menor atividade e disponibilidade dos e das munícipes, entidades e serviços, devido ao habitual período de férias de verão.

Julho 16, 2018 10:00 PM

O agravamento da degradação dos serviços na linha de Sintra e do Oeste e a ameaça de corte de ligações a partir de Agosto motivaram uma declaração política do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, tendo sido recordado que as falhas e escassez do material e a escassez de recursos humanos resultam de anos de desinvestimento no transporte ferroviário.

Julho 16, 2018 09:21 PM

A Assembleia Municipal aprovou a venda de 8 parcelas de terreno na zona central de Agualva Cacém, abrindo caminho à construção de um conjunto edifícios de grande volume numa zona já muito densa, que põem em causa os ganhos obtidos com o POLIS. A proposta contou com os votos do PS, PSD, CDS e MPT. A CDU aprovou a venda de 7 das 8 parcelas.
O Bloco opôs-se à venda, propondo que seja feita revisão do Plano de Pormenor da zona central do Cacém, orientando as prioridades para a valorização do espaço público e para as necessidades da cidades.

Junho 27, 2018 08:53 AM

O Bloco levou à Assembleia Municipal uma moção para expressar solidariedade do município de Sintra com refugiados/as e migrantes face os actos desumanos e políticas xenófobas e de intolerância dos governos italiano e dos USA.
O PS, que em Lisboa aprovou uma iniciativa similar, chumbou o texto, alegando risco de crise diplomática.