Share |

Tomada de posse da Assembleia Municipal de Sintra

A Deputada Municipal Tânia Russo interveio em nome da bancada do Bloco de Esquerda
A Deputada Municipal Tânia Russo interveio em nome da bancada do Bloco de Esquerda

Tânia Russo e André Beja tomaram posse como membros na Assembleia Municipal de Sintra.

Na intervenção inaugural do mandato, a representante bloquista reiterou o compromisso de empenho por uma Sintra inclusiva, solidária e sustentável, defendendo "um concelho que combata a intolerância e o discurso de ódio, sem qualquer tipo de discriminação e que seja verdadeiramente a casa de toda a gente que aqui vive".

___

Intervenção da Deputada Municipal Tânia Russo

Senhor presidente da Assembleia Municipal em exercício;

Senhor presidente da Câmara Municipal;

Senhoras e senhores deputados Municipais, Vereadores e vereadoras eleitos e demais autarcas presentes neste ato público;

Senhoras e senhores funcionários da Câmara Municipal de Sintra;

Caras e caros Sintrenses que nos acompanham nesta sala e através da internet:

Damos hoje início ao mandato autárquico que nos foi confiado pelos cidadãos e cidadãs de Sintra. Em nome do Bloco de Esquerda, gostaria de saudar todas as eleitas e eleitos, que darão voz às e aos Sintrenses durante os próximos 4 anos.

Das eleições do passado dia 26 de Setembro, resultou a vitória do Partido Socialista, força política que quero aqui também saudar, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal Eleito, Sr. Basílio Horta.

Contudo, as e os Sintrenses deixaram uma mensagem clara, que se traduziu na perda da maioria absoluta do PS na Câmara e na Assembleia Municipal, e em quase todas as Assembleias de Freguesia. Um resultado que serve de alerta para a necessidade de diálogo e de maior abertura dos executivos à opinião das pessoas.

O Bloco de Esquerda mantém o número de eleitos nesta Assembleia. Não alcançámos o objetivo de ampliar a nossa representação; mas estamos empenhadas e empenhados num reforço do nosso trabalho de forma a mobilizar mais gente para um programa alternativo para Sintra.

Estas eleições ficam também marcadas por uma abstenção preocupante, que nos convoca a todas e todos a refletir e que ao mesmo tempo nos responsabiliza. É necessário trabalhar mais do que nunca por uma autarquia assente na transparência e na democracia participativa, feita para e pelos cidadãos.

Sintra foi um dos concelhos mais fustigados pela crise social e pandémica que ainda atravessamos. Ficou claro que isso tem raízes na pobreza, na precariedade laboral e da habitação, na desigualdade.

E é também por isso que o Bloco de Esquerda aqui está para defender um concelho inclusivo, que aproveite esta grande riqueza que é a diversidade das suas gentes e do seu território.

Um concelho que combata a discriminação, a intolerância e o discurso de ódio, e que seja verdadeiramente a casa de toda a gente que aqui vive, qualquer que seja a sua nacionalidade, cor de pele, idade, género ou identidade sexual, sem esquecer as pessoas portadoras de deficiência.  

Aproveitar a diversidade do município é também diversificar a sua economia, potenciando a produção local e tornando o turismo mais sustentável.

E é construir as nossas vilas e cidades pensando não só no bem-estar de quem nos visita, mas também de quem aqui vive, garantindo o acesso ao emprego com direitos, à saúde, à educação, à cultura e ao desporto, sem deixar ninguém para trás.

Aproximando-se a concretização da descentralização de competências, prosseguiremos a exigência de que não se agravem nem se criem novas desigualdades num concelho já tão fustigado, e que as competências da autarquia não sejam garantidas com recurso a trabalho precário.

Esperamos para este mandato que o Plano Municipal de Habitação veja finalmente a luz do dia;

que seja aprovado um plano municipal de mobilidade, tantas vezes prometido e ainda por cumprir, que leve os transportes e a mobilidade suave a todo o nosso extenso território;

que não se adie mais um Plano Municipal de resposta à emergência climática mais ambicioso, investindo em energias renováveis e na redução de resíduos;

e que seja um desígnio fazer de Sintra um concelho com saúde e bem-estar, colocando a Saúde em Todas as Políticas, e reclamando o direito a uma equipa de saúde familiar para os mais de 100 mil Sintrenses que hoje não têm médico de família.

Minhas senhoras e meus senhores,

Os próximos 4 anos serão de grandes desafios. Atravessamos um período particularmente exigente em que todos e todas que aqui estamos temos de estar à altura de responder à crise pandémica e à crise económica e social.

As e os Sintrenses não compreenderão que não façamos senão o nosso melhor em defesa dos seus interesses e em defesa da Democracia e da Liberdade.

Temos a responsabilidade de combater o populismo e a demagogia, e de nunca ceder à desinformação nem a facilitismos, desde logo aqui nesta Assembleia.

Neste quadriénio que agora se inicia, o Bloco de Esquerda será coerente com os seus valores e princípios. Assumimos o compromisso de contribuir para esta Assembleia Municipal com uma postura construtiva e de diálogo, respeitando sempre e acima de tudo o programa com o qual fomos eleitas e eleitos, com o propósito de tornar Sintra mais solidária e sustentável.

Desejo a todas e a todos um bom trabalho.