Bloco de Sintra propõe testagem a toda a comunidade escolar do concelho no regresso às aulas

O Bloco de Esquerda entregou para discussão na Assembleia Municipal de Sintra uma proposta defendendo que o Executivo camarário adote medidas para garantir a testagem para SARS-CoV-2 de toda a comunidade escolar antes do regresso às aulas em Janeiro de 2022. A reunião acontecerá a 20 de dezembro.

O Grupo Municipal do Bloco recorda a tragédia que assolou o país após a quadra natalícia de há um ano, que motivou o isolamento de largas dezenas de turmas nas escolas do concelho nos dias que se seguiram à retoma da atividade letiva, considerando ainda ser expectável um aumento de casos das próximas semanas, que certamente atingirá com grande impacto a comunidade escolar, tanto mais que é aqui que se encontra a população mais desprotegida, não vacinada ou com vacinação ainda num estado muito inicial.

A eleita e o eleito do Bloco sustentam ainda que a testagem massiva é recomendada pela OMS e pela Direção Geral de Saúde como forma de identificação precoce de casos assintomáticos e, dessa forma, prevenção de surgimento de focos e cadeias de transmissão comunitária e que o reforço desta estratégia verificado em Portugal desde o início de dezembro tem permitido identificar milhares de casos assintomáticos.

A testagem da comunidade escolar do concelho de Sintra afigura-se por isso determinante para garantir um regresso à escola mais seguro e para prevenir o agravamento das repercussões extremamente negativas que milhares de crianças e adolescentes e suas famílias têm vindo a sentir nos últimos dois anos pelo isolamento social a que, ciclicamente, têm sido submetidos, com impacto nas suas aprendizagens e na saúde mental e também na economia do país.