Assembleia Municipal: BE questiona sobre Carris Metropolitana, Basílio Horta nada esclarece...

BE questiona CMS sobre Carris Metropolitana, Basílio Horta nada esclarece...

Tânia Russo, deputada Municipal bloquista, questionou o executivo camarário sobre as perspectivas de entrada em funcionamento da Carris Metropolitana em janeiro de 2023.
Basilio Horta reconhece o risco mas não adianta respostas, remetendo para o Site da Câmara de Sintra, onde, na verdade, não há informação concreta sobre as novas carreiras.

Intervenção da Deputada Municipal Tânia Russo
Venho falar sobre a carris Metropolitana.
Faltam menos de 2 meses para a sua entrada em funcionamento e até agora nada se sabe sobre que novo serviço de transporte público rodoviário vamos ter em Sintra.
É certo que nas paragens de autocarros já se encontra a sinalética com a nova numeração das carreiras.
Mas não existe informação sobre os percursos, as ligações, os horários, a frequência dos autocarros.
É de lamentar que decorrido todo este tempo, a Câmara nunca tenha prestado informação de forma espontânea aos munícipes nem a esta Assembleia sobre uma matéria que é de importância crucial para o Concelho.
Acresce ainda que, depois de a entrada em funcionamento ter sido adiada 6 meses para melhor preparar o serviço e garantir as condições de funcionamento adequadas, somos agora confrontadas com notícias que saíram na comunicação social de que pode estar em risco a entrada em funcionamento em janeiro de 2023 na margem norte, e de que poderá ter de ser novamente adiada, alegadamente devido à falta de motoristas.
Conhecemos bem os problemas que têm existido na margem sul, aprendemos com essa experiência e penso que nesta fase tudo deveria estar acautelado para que não se verifiquem as mesmas dificuldades aqui em Sintra.
Sr. Presidente,
O que se passa com o processo da Carris Metropolitana em Sintra?
Quando vai efetivamente entrar em funcionamento neste concelho?
Quando vão os munícipes e a Assembleia Municipal de Sintra ter conhecimento sobre o serviço de transporte rodoviário com que poderão contar?