Share |

Saudação aos Bombeiros e Bombeiras que participaram no combate aos incêndios florestais de setembro de 2024 em Portugal

VOTO DE SAUDAÇÃO

 

Aos Bombeiros e Bombeiras que participaram no combate aos incêndios florestais de setembro de 2024 em Portugal

 

Entre 15 e 22 de setembro verificaram-se em Portugal mais de 120 incêndios, que resultaram na destruição de largas dezenas de hectares de áreas florestais, tendo ainda sido afetadas algumas zonas urbanas, obrigando a evacuação de populações e provocando destruição de edifícios.

 

Localizados sobretudo nas zonas norte e centro do país, estes incêndios provocaram nove vítimas mortais e cerca de centena e meia de feridos, para lá das perdas económicas e ambientais desta tragédia ainda por conhecer na totalidade.

 

O país mobilizou meios em larga escala, tendo acorrido ao combate às chamas mais de 5.000 bombeiros e bombeiras de corporações nacionais, a que se juntaram populares e meios mobilizados ao abrigo de convénios internacionais a que Portugal está ligado.

 

Deslocando operacionais para o terreno ou mobilizando apoio de retaguarda, as corporações de bombeiros do concelho de Sintra não faltaram à chamada, prestando um apoio inestimável a outras corporações e a populações de todo o país.

 

Passada a tragédia, é tempo de apurar responsabilidades e tomar todas as medidas para recuperar o património destruído, nomeadamente o património ambiental, bem como para prevenir os impactos negativos de futuras tragédias que, em virtude da crise ambiental que vivemos, se adivinham cada vez mais frequentes. 

 

É também tempo de homenagear as vítimas e aqueles que, com esforço pessoal, por vezes sem os melhores recursos e com toda a abnegação, estiveram com as populações no combate às chamas.

 

Assim, por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal de Sintra, reunida a 26 de setembro de 2024, delibera:

 

1- manifestar profundo pesar pelas vítimas mortais verificadas no decorrer desta tragédia e solidariedade com feridos e suas famílias;

 

2- manifestar a sua total solidariedade com as populações afetadas e com as centenas de homens e mulheres mobilizados para o combate às chamas;

 

3- saudar os bombeiros e bombeiras do concelho de Sintra que, no teatro de operações ou na retaguarda, se mobilizaram para apoiar o combate aos incêndios.

 

Caso seja aprovada, esta Moção deverá ser enviada para: Executivo Camarário de Sintra, Juntas de Freguesia do Concelho de Sintra, corporações de bombeiros do concelho de Sintra, Liga de Bombeiros de Portugal, Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Associação de Municípios Portugueses e à ANAFRE.

 

Sintra, 26 de setembro de 2024

A eleita e o eleito do Bloco de Esquerda

Tânia Russo

André Beja