Sobre: Rio de Mouro

Janeiro 2, 2017

No final de dezembro de 2016 a Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro assistiu ao chumbo do Orçamento da freguesia para 2017, com votos contra de PCP e das bancadas da direita (Sintrenses com Marco Almeida, PSD e CDS).

Setembro 11, 2015

A Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro aprovou por larga maioria uma moção manifestando a sua solidariedade para com os refugiados que tentam fugir da guerra, da fome e da miséria.

Por proposta do Bloco de Esquerda, os e as autarcas apelam ao Governo Português para que altere a sua postura face a esta crise e que envide todos os esforços para garantir todas as condições necessárias para o bom acolhimento dos refugiados.

Dezembro 20, 2014

O Eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro fez, na última sessão de 2014 daquele órgão, uma intervenção política sobre a recente condenação de oito ex autarcas da Freguesia devido por mau uso da coisa pública.

Agosto 1, 2014

A requalificação do mercado da Tabaqueira é uma preocupação antiga da população e vendedores, que anseiam a melhoria das condições de trabalho e de higiene daquele que é um dos únicos locais onde é possível adquirir bens alimentares. Face às respostas pouco conclusivas que o actual presidente da Junta de Rio de Mouro tem dado quando questionado sobre a matéria, O Bloco decidiu interpelar a autarquia.

Novembro 19, 2013

Luís Fazenda dirigiu ao Ministério Público de Sintra uma comunicação dando conta de dúvidas quanto à legalidade no encerramento da Neolux, em Rio de Mouro, suscitando uma investigação a todo o processo.

O Bloco de Sintra reitera a sua solidariedade com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras pelos seus direitos e postos de trabalho.

Outubro 27, 2013

A difícil situação que o país atravessa, o respeito pelas populações e pelos direitos humanos, a criação de mecanismos participativos, o respeito pela autonomia do poder local, pela pluralidade de opiniões e pelo papel da oposição foram os eixos da intervenção de Jorge Silva na tomada de posse da Assembleia de Freguesia.

Podes ler aqui a intervenção de Jorge Silva

Janeiro 24, 2023

Eis-nos chegados a janeiro de 2023: escada rolante parada, vai para um mês. Pessoas idosas, com crianças ao colo, carregadas de sacos, continuam a subir, com evidente dificuldade, a escadaria.
Artigo de Sara Barbosa -  Eleita do Bloco na AF de Rio de Mouro

Setembro 27, 2022

As escadas rolantes da estação CP de Rio de Mouro estão frequenetemente paradas devido a avaria, comprometendo a mobiliadde da população. O Bloco de Esquerda propôs que a Assembleia de Freguesia se pronunciasse sobre esta matéria, no sentido de exigir à Junta de Freguesia e Câmara Municipal que exerçam pressão sobre o Governo, as Infrastruturas de Portugal e a CP para que seja encontrada uma solução efetiva para o problema.

A proposta foi chumbada com 4 votos a favor (1 BE e 3 CDU), 11 votos contra (9 PS, 1 PSD, 1 CDS) e 6 abstenções (3 PSD, 2 Chega e 1 CDS).

Maio 1, 2022

No passado dia 28 de abril, na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro foi aprovado o voto de saudação proposto pelo Bloco de Esquerda de Sintra, com 11 votos a favor, 8 votos contra e 2 abstenções.

Lê aqui a o voto de saudação completo.

Maio 1, 2022

Dia 28 de abril, foi aprovado o voto de saudação ao 1º de Maio proposto pelo Bloco de Esquerda de Sintra, com 19 votos a favor e 2 abstenções na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro.

Lê o voto de saudação e partilha!

Novembro 19, 2021

É urgente e inadiável uma resolução concreta e eficaz da recolha e tratamento de lixo em Sintra, indo aos locais, falando com as populações e com os comerciantes, percebendo das suas necessidades e prioridades e encontrar solução que a todos satisfaça, acima de tudo respeitando o meio ambiente numa lógica de total integração. Não podemos aceitar o argumento de Basílio Horta de desdém e descredito perante a cidadania e a democracia e sim há que apelar ao coletivo social que se mobilize e faça a positiva diferença na vida de todos e de cada um.

Opinião de Carlos Brandão, ativista do Bloco de Esquerda em Rio de Mouro

Agosto 10, 2021

Sara Barbosa, candidata do Bloco à Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro, Tânia Russo, candidata à Assembleia Municipal e Bruno Góis estiveram, juntamente com outros ativistas nos bairros da Tabaqueira e Varge Mondar para auscultar a população sobre necessidades e soluções para estas localidade.

Julho 3, 2021

A assembleia de Freguesia de Rio de Mouro aprovou uma proposta do Bloco de Esquerda em defesa de uma freguesia que abraça a diversidade e defende os direitos LGBTQIA+.
A iniciativa foi aprovada com votos a favor de PS, CDU e Bloco de Esquerda, contado com a abstenção dos eleitos e eleitas do PSD e CDS.