Share |

Rio de Mouro: Assembleia de Freguesia chumba moção que exige soluções para as escadas rolantes da estação da CP

Assembleia de Freguesia chumba moção que exige soluções para as escadas rolantes da estação da CP
Assembleia de Freguesia chumba moção que exige soluções para as escadas rolantes da estação da CP

As escadas rolantes da estação CP de Rio de Mouro estão frequenetemente paradas devido a avaria, comprometendo a mobiliadde da população. O Bloco de Esquerda propôs que a Assembleia de Freguesia se pronunciasse sobre esta matéria, no sentido de exigir à Junta de Freguesia e Câmara Municipal que exerçam pressão sobre o Governo, as Infrastruturas de Portugal e a CP para que seja encontrada uma solução efetiva para o problema.

A proposta foi chumbada com 4 votos a favor (1 BE e 3 CDU), 11 votos contra (9 PS, 1 PSD, 1 CDS) e 6 abstenções (3 PSD, 2 Chega e 1 CDS).

Os vogais do Partido Socialista e do Chega discordavam apenas do ponto 1. e ponto 3.a), mas o Partido Social Democrata não concordou com a votação ponto a ponto, pelo que a Moção foi chumbada. Por isso, nem a Assembleia de Freguesia tomou uma posição ou instou o executivo a tomas diligências por uma solução, nem este problema vai ser comunicado às entidades com intervenção nesta matérias.

----------

MOÇÃO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE RIO DE MOURO

Moção
Por uma solução definitiva para as escadas rolantes da estação de Rio de Mouro

Há vários anos, muitos, que as escadas rolantes na estação de Rio de Mouro, para desespero da população, estão mais tempo paradas do que a funcionar.
As várias reparações feitas não têm passado de remendos de pouca duração, dando a ideia de que o mal é de raiz e que não se trata de normais avarias derivadas do uso contínuo das escadas.
Há também vários anos que os utentes reclamam, em vão, por escadas em boas condições de funcionamento. Este arrastar do problema pelo qual, aparentemente, ninguém é responsável e para o qual, aparentemente, ninguém tem solução, causa, há muitos anos, um enorme transtorno a quem habita e frequenta Rio de Mouro, afetando o quotidiano das pessoas, principalmente das mais idosas e das que têm dificuldades ou limitações na mobilidade e prejudicando o comércio local. As escadas foram instaladas para facilitar o acesso das pessoas que dificilmente podem subir uma escadaria, com crianças ao colo, pesados sacos de compras ou com limitações físicas, mas não têm cumprido de forma adequada a sua função.

Por uma solução efetiva para as escadas rolantes, a Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro, reunida a 26 de setembro de 2022, por proposta do Bloco de Esquerda, delibera :
1 – manifestar a sua insatisfação com a falta de intervenções efetivas por parte das entidades responsáveis que garantam um bom serviço à população;
2 - manifestar a sua solidariedade com a população da freguesia que vê a sua mobilidade afetada no dia-a-dia;
3 - pressionar as Infraestruturas de Portugal, a CP e a Câmara Municipal de Sintra para que encontrem um entendimento que permita:
a) a realização de uma manutenção regular e atempada evite avarias e assegure a sua resolução célere quando ocorram;
b) a realização de um estudo técnico com vista à resolução do problema de forma definitiva, ainda neste mandato.
A ser aprovada, a moção deve ser remetida às seguintes entidades:
- CP / REFER
- Camara Municipal de Sintra
- Comunicação social local e nacional

A eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro

Rio de Mouro, 26 de setembro de 2022

Sara Marina Barbosa