Share |

Escadas (não) rolantes da estação de Rio de Mouro novamente paradas

Apesar das avarias constantes da Escala Rolante da estação CP, a maioria dos eleitos na AF recusou uma toma de posição

Artigo de Sara Barbosa -  Eleita do Bloco na AF de Rio de Mouro

Na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro de dia 26 de setembro de 2022 o Bloco de Esquerda apresentou a moção “Por uma solução definitiva para as escadas rolantes da estação de Rio de Mouro” em que propunha àquele órgão que manifestasse a sua insatisfação com a falta de intervenções técnicas que efetivamente resolvessem o problema das escadas rolantes que, apesar de serem alvo de frequentes reparações, avariam periodicamente, mantendo-se paradas por longos períodos. Pedia-se que o problema, que se arrasta há anos e muito prejudica quem habita e trabalha na zona, tivesse uma solução efetiva e definitiva.
Esta moção foi recusada, tendo-nos sido dito que as intervenções eram feitas com a periodicidade necessária e que as escadas funcionavam a maior parte do tempo. Ignoro a que fontes ou estatísticas recorreram os eleitos do PS, PSD, CDS e Chega que se opuseram à nossa moção, mas pela parte que me toca, enquanto pessoa que utiliza diariamente o comboio e sobe a escadaria da estação de Rio de Mouro com a mesma frequência, fazendo a média do ano de 2022, garanto que foram tantos (ou mais) os dias em que a escada rolante esteve parada como aqueles em que funcionou.
Eis-nos chegados a janeiro de 2023: escada rolante parada, vai para um mês. Pessoas idosas, com crianças ao colo, carregadas de sacos, continuam a subir, com evidente dificuldade, a escadaria. Em alternativa dão uma enorme volta subindo a rampa. Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Câmara Municipal de Sintra e Infraestruturas de Portugal fingem que tudo está bem.
O Bloco de Esquerda continuará a insistir na resolução deste problema, solidário com a população de Rio de Mouro.