Share |

Reabilitação Urbana em Rio de Mouro Velho: como e para quem?

Jorge Silva Foi recentemente aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal, a proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho.

A necessidade da Reabilitação Urbana e preservação do património naquela localidade, há muito se faz sentir. Por conhecer ficam os planos de intervenção que nos permitirão saber, em concreto, o que vai ser feito e, a par da reabilitação, o que se vai permitir construir.

Na proposta pode ler-se que a ARU irá facilitar processos de “… licenciamento de obras de edificação, alteração e ampliação…”. O nosso passado recente, nós temos memória, obriga-nos a estar alerta para que, em nome da reabilitação, não se aproveite a preservação de fachadas para mudar radicalmente a volumetria, o interior e o uso dos edifícios, descaracterizando-os arquitetonicamente e retirando-lhes identidade.

Rio de Mouro VelhoPara além disso, e não menos importante, fica por saber como a Câmara de Sintra pretende apoiar os e as residentes com poucos recursos a fazer reabilitação. Os benefícios fiscais, apesar de importantes, não serão suficientes para quem não tem meios para fazer obra.

Por outro lado, para a reabilitação ser sustentável necessita de melhoria da mobilidade das pessoas e do transporte publico. Só isso permitirá pôr fim ao isolamento de Rio de Mouro velho provocado pela IC19. O que vai ser feito nesse sentido?

E a população? Vai-lhe ser dada a possibilidade de se pronunciar sobre a reabilitação que quer? A ver vamos.

Jorge Silva

Eleito do Bloco na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro