Share |

Rio de Mouro manifesta solidariedade com refugiados e refugiadas

A Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro aprovou por larga maioria uma moção manifestando a sua solidariedade para com os refugiados que tentam fugir da guerra, da fome e da miséria.

Por proposta do Bloco de Esquerda, os e as autarcas apelam ao Governo Português para que altere a sua postura face a esta crise e que envide todos os esforços para garantir todas as condições necessárias para o bom acolhimento dos refugiados.

A actual crise dos refugiados é um drama sem precedentes na história europeia pós-Segunda Guerra Mundial.

Fugindo da guerra, da violência, da fome, da pobreza, da perseguição política e religiosa, centenas de milhares de pessoas procuram nos países da União Europeia apenas uma vida com dignidade, o mais elementar dos direitos humanos.

As sucessivas vagas de migrantes são as vítimas visíveis da industria da guerra que muitos países europeus alimentam e da actuação predadora das multinacionais que saqueiam os recursos naturais de vários países, comprometendo o presente e o futuro das populações locais, que se vêem assim empurradas para a procura, não propiamente de melhores condições de vida, mas da própria vida.

Perante tamanha crise humanitária, as respostas da UE e têm sido escassas e pouco efectivas, alimentado um quadro político que prioriza o medo e instrumentaliza os sentimentos de (in)segurança que conduzem ao racismo e xenofobia.

AnexoTamanho
mocaorefugiadosriomouro.pdf145.26 KB