Share |

Sobre: Opinião Sintra

Abril 13, 2018

É urgente que a Câmara divulgue toda a documentação referente ao plano que está a implementar e um calendário detalhado com a previsão da aplicação destas medidas no tempo.

É também urgente um plano de Mobilidade que olhe para o concelho de Sintra de uma forma mais abrangente e integrada. Era por aí que se deveria ter começado.

 

Opinião de André Beja

Dezembro 19, 2017

A Assembleia Municipal foi chamada a aprovar a cedência de gestão do parque das Merendas e dos Jardins do Mont Fleuri, propriedade recentemente adquirida pela autarquia, ao Monte da Lua, sob o pretexto de uma gestão integrada destes espaços verdes.

Artigo de Helena Carmo, eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Sintra

Dezembro 15, 2017

Temos de exigir ao governo e às autarquias, tanto ao nível nacional como, evidentemente, ao nível da nossa freguesia e do nosso concelho, que a gestão dos refeitórios volte para a gestão direta da própria escola, e que esta volte a contratar ecónomas/os e cozinheiros/as e restante pessoal, para proporcional um bom serviço, fundamental na nossa Escola Pública.

Artigo de José Barroso Dias, eleito do Bloco em Massamá e Monte Abraão

Novembro 15, 2017

"A necessidade da Reabilitação Urbana e preservação do património naquela localidade, há muito se faz sentir. Por conhecer ficam os planos de intervenção que nos permitirão saber, em concreto, o que vai ser feito e, a par da reabilitação, o que se vai permitir construir."

Opinião de Jorge Silva, Eleito do Bloco na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro

Novembro 8, 2017

"Tememos que com o cair da folha e um clima favorável ao corte indiscriminado de árvores, e a força que os contratos rentáveis têm, consiga concretizar o que em julho foi possível impedir."

Opinião de Helena Carmo, Deputada Municipal do Bloco de Esquerda

Setembro 19, 2017

A limitação de utilização de herbicidas no espaço público existe e, em 2015, a Câmara de Sintra até se comprometeu com a sua erradicação faseada.

Na realidade, tanto a Câmara como algumas Juntas de Freguesia governadas pelo PS e pela coligação de Marco Almeida continuam a quebrar este compromisso. O Bloco está cá para ajudar a mantê-lo vivo.

Opinião de André Beja

Julho 10, 2017

Não tendo obtido resposta satisfatória às reclamações pelos atrasos dos comboios e pelo desconforto de viajar em carruagens sobre lotadas e mal limpas apresentadas à CP, Rita Constâncio, moradora no Monte Abraão e utilizadora diária da linha de Sintra, decidiu apresentar uma queixa ao Provedor de Justiça. Aqui fica o relato desta batalha e as suas reflexões sobre o assunto.

Por Rita Constâncio

Junho 26, 2017

Foi assinado em Sintra o protocolo que, se não tiver o mesmo destino que outras promessas dos últimos 30 anos, resultará na construção de um Hospital de Proximidade em Sintra. Neste artigo fazemos uma análise à documentação que foi tornada pública, esclarecendo alguns aspectos e identificando vantagens e desvantagens na solução apresentada, bem como algumas questões por responder e opções que ficam pouco claras.

Por André Beja

Junho 21, 2017

Em nota publicada no facebook, o candidato do Bloco à Câmara de Sintra aponta críticas à política de propaganda do executivo de Basílio Horta, lembrando que foram mais os cartazes postos na rua do que as 12 casas entregues e que ficaram 411 candidatos de fora.

LER AQUI

Novembro 19, 2021

É urgente e inadiável uma resolução concreta e eficaz da recolha e tratamento de lixo em Sintra, indo aos locais, falando com as populações e com os comerciantes, percebendo das suas necessidades e prioridades e encontrar solução que a todos satisfaça, acima de tudo respeitando o meio ambiente numa lógica de total integração. Não podemos aceitar o argumento de Basílio Horta de desdém e descredito perante a cidadania e a democracia e sim há que apelar ao coletivo social que se mobilize e faça a positiva diferença na vida de todos e de cada um.

Opinião de Carlos Brandão, ativista do Bloco de Esquerda em Rio de Mouro

Outubro 30, 2021

O fim da maioria absoluta do PS convoca a mais transparência e participação cidadã na vida da autarquia e maior diálogo com os restantes partidos. Por outro lado, é imperativo não ceder ao populismo e combater o ódio e a intolerância.

Opinião de Tânia Russo e André Beja, representantes do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Sintra

Agosto 29, 2021

Os prémios da PSML e as suas declarações de eficácia nos procedimentos e de responsabilidade social pouco valem quando a gestão de Recursos Humanos promove precariedade, desigualdade e injustiça. Não podemos deixar de estar solidários com os trabalhadores da PSML e assumir toda a disponibilidade de com eles e elas lutar por mais direitos.

Opinião de André Beja
Deputado Municipal do Bloco de Esquerda

2º candidato na lista à Assembleia Municipal nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021
 

Junho 29, 2021

Os problemas pré-existentes à pandemia, tanto a nível do concelho como das nossas Freguesias, continuam ou, nalguns casos, agravaram-se mesmo. As deficiências na higiene urbana, é um exemplo.

 

Opinião de José Barroso Dias e Rosa Pereira, eleitos do Bloco na UF de Massamá e Monte Abraão

Fevereiro 28, 2021

Enquanto esperamos que a crise sanitária possa melhorar nas próximas semanas, a crise social e económica vai-se instalando e tenderá a piorar se o governo não continuar a tomar medidas urgentes e necessárias, como o BE tem exigido.

Artigo de José Barroso Dias e Rosa Maria Pereira, publicado em "ACONTECE - Massamá e Monte Abraão em notícias", Fevereiro de 2021