Sobre: UF Sintra

Fevereiro 4, 2024

A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sintra aprovou, no passado dia 18 de dezembro, uma importante Moção de defesa e promoção da biodiversidade a partir da proteção dos polinizadores.

A moção aprovada recomenda ao executivo a instalação de hotéis para polinizadores, o primeiro dia 20 de maio, Dia Mundial das Abelhas, a delimitação de espaços amigos dos polinizadores onde as plantas silvestres cresçam livremente e a sensibilização dos fregueses sobre o tema, nomeadamente ao nível da sua ação individual.

A Moção foi aprovada com votos a favor de todas as bancadas (BE, CDU, PS, PSD, CDS e IL), à exceção do CH, que se absteve.

Leia a moção na íntegra aqui.

Dezembro 17, 2023

No dia 11 de dezembro, o Bloco de Esquerda fez chegar ao Exectivo da União das Freguesias de Sintra, no âmbito do Direito de Oposição relativamente às Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2024, 18 propostas que defendiam:

• Uma freguesia onde conta a participação de todos/as
  • Uma freguesia inclusiva e solidária
  • Uma freguesia circular e sustentável
  • Uma freguesia transparente
  • Uma freguesia reivindicativa que representa os/as fregueses/as

Leia todas as propostas neste artigo.

Maio 16, 2023

O Câmara Municipal de Sintra tem em discussão pública até 16 de maio a Unidade de Execução do Lourel, cujos documentos podem consultar aqui.

O Bloco de Esquerda de Sintra fez hoje chegar os seus contributos e preocupações para esta proposta camarária.

Podes lê-la na íntegra neste artigo.

Abril 29, 2023

Dia 28 de abril, a Assembleia de Freguesia da U.F. de Sintra aprovou por larga maioria (17 votos a favor em 19) uma proposta que recomenda ao executivo da Junta desempenhar um papel de liderança na transição energética nas suas instalações no tecido associativo da freguesia.

Dezembro 22, 2022

Dia 20 de dezembro, a Assembleia de Freguesia da U.F. de Sintra aprovou por larga maioria (17 votos a favor em 19) um moção que exige um intervenção urgente para a segurança penoal em Ranholas na Rua Elias Garcia, nomeadamente com passeios e separadores que garantam a segurança dos moradores e visitantes e medidas para abrandar a velocidade neste troço tão movimentado.

Dezembro 22, 2022

A Asembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sintra aprovou dia 20 de dezembro uma moção apresentado pelo Bloco de Esquerda (17 votos a favor e 2 contra) que defende medidas para segurança dos peões na Estrada Nacional 9, no Linhó, com a instalação de passeio no troço que falta, para impedir acidentes e facilitar a vida de quem quer andar a pé.