A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sintra aprovou ontem, dia 29 de abril, por unanimidade uma recomendação do Bloco de Esquerda para a instalação de equipamentos de lazer e diversão para jovens dos 12 aos 16 anos junto aos equipamentos já existentes e também em espaços dedicados, por exemplo, na Ribefria ou no Parque da Liberdade.
RECOMENDAÇÃO | Por equipamentos de diversão para os/as jovens dos 12 aos 16
Os parques de lazer e diversão infantis, muitas vezes ligados a espaços verdes, são espaços fundamentais da nossa freguesia e que acrescentam bem-estar e qualidade de vida aos/às fregueses/as. São espaços que permitem a realização de atividade física ativa e passiva ao ar livre com impactos positivos na saúde, bem como a proximidade da população à natureza. Além disso, quando bem equipados, podem ser espaços privilegiados para atividades em comunidade e em família, reforçando laços intergeracionais.
O Bloco de Esquerda de Sintra tem verificado o esforço deste Executivo pela recuperação destes equipamentos por toda a freguesia, bem como pela instalação de novos parques em localidades que careciam destes espaços de convivialidade e diversão.
Temos também verificado, ainda que não ao ritmo que gostaríamos, o esforço por equipar estes espaços com bebedouros, papeleiras e mesas, o que permite uma maior presença e apropriação pelas pessoas do espaço público, que é delas e de nós todos/as.
Porém, é sempre possível ir mais longe, neste caso, repensando estes parques para incluir o público infanto-juvenil, dos 12 aos 16, tornado os nossos parques em parques infanto-juvenis, com a instalação que equipamentos dimensionados para o seu tamanho e peso e para a sua destreza física. Esta medida evitaria que estas crianças mais velhas não se sintam excluídas da diversão nos momentos e passeios em grupo ou em família e aproximá-las-ia das crianças mais novas.
Assim, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, reunida a 29 de abril, recomenda ao Executivo que:
- Estude a instalação a curto prazo de alguns equipamentos para jovens dos 12 aos 16 anos nos parques de lazer que gere de forma autónoma;
- Articule com a Câmara Municipal de Sintra a instalação de espaços para estes/as jovens dos 12 aos 16, nomeadamente na Ribafria ou no Parque na Liberdade.
Caso seja aprovada, esta recomendação deverá ser enviada para: Executivo Camarário de Sintra; Assembleia Municipal de Sintra; Presidentes de Junta do Concelho de Sintra; e, meios de comunicação social presentes no Concelho (a título informativo).
Sintra, 29 de abril de 2024
A eleita do Bloco de Esquerda,
Celina Santos