Share |

UF Sintra aprova Moção para "Defender os polinizadores para garantir a biodiversidade"

MOÇÃO | Defender os polinizadores para garantir a biodiversidade

A perda da biodiversidade não é apenas uma questão ambiental,
mas também uma questão económica, social, de desenvolvimento, de segurança e de moral”
Relatório do Painel Intergovernamental sobre a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES, 2019)

 

O impacto das alterações climáticas é cada vez mais visível no Planeta. Um dos grandes impactos que nos deve preocupar é a perda de biodiversidade a cada dia que passa. Segundo o The Living Planet Index (2020), “o tamanho das populações de mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis decresceu cerca de 68% desde 1970”.
As Nações Unidas identificaram a deflorestação, a pesca excessiva, a caça, as alterações climáticas, a poluição e as espécies invasoras como principais razões para a perda de biodiversidade, bem como para o facto de um milhão de espécies estar presentemente em risco de extinção.

A perda de biodiversidade tem já repercussões graves na sociedade e na economia. A construção, a agricultura e o sector alimentar estão altamente dependentes da Natureza, podendo vir a ser afetados ao nível da disponibilidade e preço da sua produção e ao nível do emprego e geração de riqueza. Em particular, quantidade e qualidade das culturas alimentares mundiais dependem em 75% da polinização, para não falar de florestas ou espaços verdes, da produção de fibras ou de medicamentos. Estima-se que cerca de 15 mil milhões do rendimento anual da UE pode ser diretamente atribuído aos insetos polinizadores.

Porque a polinização é um garante da resiliência, sustentabilidade e eficiência dos nossos sistemas alimentares, as Nações Unidas declararam o dia 20 de maio o Dia Mundial das Abelhas, como forma de sensibilizar para a importância de agir na defesa de todos os insetos responsáveis pela polinização, as abelhas e abelhões, mas também borboletas, joaninhas, besouros, escaravelhos, moscas-das-flores, sirfídeos, traças, vespas, crisopas e vespas parasitas.

São muitas as iniciativas locais, inclusive em zona urbana ou semiurbana, que podem ser levadas a cabo para defender a biodiversidade. Uma delas é a instalação de hotéis para polinizadores em jardins e espaços verdes com florestação silvestre, que, ao contrário das colmeias, não representam riscos para as pessoas. Estes hotéis que são construções em madeira com um ponto de água perto, funcionam como refúgio para insetos benéficos garantindo condições para a sua sobrevivência, em particular no inverno, e para a sua multiplicação, em zonas de onde muitas vezes foram afastados. Alguns insetos são inclusive importantes para controlo de pragas agrícolas e florestais.

Assim, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, reunida a 18 de dezembro de 2023, recomenda-se ao executivo que:
1. Instale dia 20 de maio de 2024, Dia Mundial das Abelhas, o primeiro hotel para polinizadores na União das Freguesias de Sintra, preferencialmente no Parque Linear Lourel-Ribafria;
2. Estude a viabilidade de instalar outros hotéis noutros espaços verdes da freguesia, a inaugurar todos os anos, no dia 20 de maio;
3. Identifique produtores de mel que queiram, em parceria, instalar colmeias nos nossos espaços verdes, desde que salvaguardada a segurança das pessoas;
4. Crie espaços delimitados em áreas verdes mantidas pela junta onde se permita o crescimento livre de plantas silvestres para alimentação dos polinizadores e que estas sejam devidamente assinaladas como “espaços amigos dos polinizadores”, tal como fazem já a Universidade do Minho ou a Junta de Freguesia de Rio de Mouro;
5. Faça um folheto informativo sobre a importância da polinização e da biodiversidade e das boas práticas que as/os fregueses/as podem ter na proteção destes insetos, tal como a colocação de plantas em janelas e varandas ou a redução de utilização de inseticidas.

Caso seja aprovada, esta Moção deverá ser enviada para: Executivo Camarário de Sintra; Assembleia Municipal de Sintra; Presidentes de Junta do Concelho de Sintra; ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e meios de comunicação social presentes no Concelho de Sintra (a título informativo).

Sintra, 18 de dezembro 2023
A eleita do Bloco de Esquerda
Celina Santos