
RECOMENDAÇÃO | “Campanha de recenseamento para direito de voto de pessoas estrangeiras”
As eleições autárquicas são o ato democrático em que um maior número de pessoas residentes em Portugal tem o direito de participar, como candidatas e como eleitoras.
O direito de voto em eleições autárquicas abrange também pessoas estrangeiras nacionais dos seguintes países:
Apesar disso, o Relatório Anual do Observatório das Migrações referente ao ano de 2023 evidencia uma baixa participação eleitoral das pessoas estrangeiras com direito a voto.
O direito ao exercício do direito de voto, depende do prévio recenseamento eleitoral destes/as eleitores/as nas Juntas de Freguesia da sua área de residência, que é suspenso no 60.º dia anterior à eleição e até à sua realização.
Sabe-se também que muitas pessoas estrangeiras, no passado, ao tentarem efetuar o seu recenseamento se defrontaram com obstáculos resultantes de falta de informação por parte dos serviços das Juntas de Freguesia, acabando impedidas de exercer o seu direito de voto.
Estamos, então, perante um cenário em que precisamos de assegurar informação não apenas às pessoas estrangeiras residentes com direito a voto, mas também a quem assegura e apoia o seu recenseamento nas Juntas de Freguesia.
As associações representativas de pessoas migrantes têm desenvolvido campanhas de sensibilização, mas é necessário que também as Juntas de Freguesia assegurem um trabalho de disseminação de informação junto das equipas que asseguram este serviço e das comunidades estrangeiras dos respetivos territórios.
Assim, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, reunida a 17 de fevereiro de 2025, delibera recomendar ao Executivo que:
Caso seja aprovada, esta recomendação deverá ser enviada para: Executivo Camarário de Sintra; Assembleia Municipal de Sintra; Presidentes de Junta do Concelho de Sintra; meios de comunicação social presentes no Concelho (a título informativo) e a todas as associações da freguesia.
Sintra, 17 de fevereiro de 2025
A eleita do Bloco de Esquerda,
Celina Santos