Sobre: Notícias

Abril 4, 2021

Ativistas do Bloco de Esquerda estiveram no Largo do Rossio da Fonte, junto à capela de Mem Martins, para observar problemas no leito da ribeira da Lage reportados por um munícipe, tendo verificado que são necessárias medidas urgentes para restabelecer os muros caídos e regularizar o leito da ribeira, de modo a reduzir o risco de cheia.

Junho 29, 2018

A Assembleia de Freguesia de Agualva/Mira Sintra quer que a possibilidade de construção nas imediações da chamada “lagoa dos 4 caminhos” seja riscada da proposta do novo PDM. O problema foi debatido na sessão do passado dia 27 de Junho, tendo sido aprovadas recomendações do Blocoe e do PS para que, no novo Plano Director, o terreno deixe de ser considerado como “Espaço habitacional 1”, passando a “Espaço Verde Urbano”.

Janeiro 4, 2018

O Bloco de Esquerda de Sintra opõe-se ao fecho da estação Filipa de Lencastre (Belas) e, em nome do serviço público de correio e dos direitos de quem trabalha, defende o resgate para o sector público do que nunca devia ter sido privatizado.

Dezembro 13, 2017

Considerando a necessidade de se reconstruir a estrutura, gravemente danificada pela passagem da tempestade ANA, a deputada Sandra Cunha questionou o Ministério da Administração Interna sobre a disponibilidade do governo para reequacionar a sua localização.

Novembro 16, 2017

A degradação dos serviços da linha de Sintra - atrasos, supressões, comboios lotados, falta de resposta fora da hora de ponta e fim de semana - motivaram um conjunto de questões do Bloco ao governo.
O BE/Sintra manterá a exigência de medidas para melhoria do serviço de transporte nesta linha até que os problemas identificados estejam resolvidos.

Novembro 10, 2017

O Deputado Carlos Matias pediu esclarecimentos ao governo sobre intenção do ICNF em abater cerca de um milhar de árvores no Parque Natural de Sintra Cascais, intervenção com início previsto para o Outono de 2017.

Esta ameaça sobre o património florestal motivou, na primavera e início do verão, preocupação e repúdio de ambientalistas, autarcas e populações, contestação que levou o ICNF a anunciar a revisão do processo.

Setembro 29, 2017

Sintra em Comum: fazer a diferença

Apresentamo-nos às próximas eleições autárquicas com o compromisso de construir uma alternativa de fundo. Uma alternativa que não deixe as populações das zonas periféricas e rurais do concelho abandonadas. Uma alternativa que priorize as intervenções de proximidade junto das populações mais vulneráveis: que faça a diferença na educação investindo numa rede de creches, que chegue junto aos jovens em risco de exclusão, que acompanhe os idosos, que promova a inclusão das pessoas portadoras de deficiência.

Setembro 24, 2017

A candidatura Sintra em Comum organizou este domingo uma “cãominhada” pela Tapada das Mercês para assinalar o seu compromisso para com uma autarquia amiga dos animas.

O Bloco defende medidas para promover o bem estar animal e maior empenho na autarquia para responder à problemática dos dejectos urbanos.

Setembro 23, 2017

A eurodeputada Bloquista participou numa iniciativa de campanha que teve por objectivo denunciar as falhas na limpeza urbana sentidas em diversos pontos do municipio de Sintra.

Setembro 20, 2017

A candidatura Sintra em Comum reuniu com a direcção da Associação de Moradores da Tapada das Mercês, um encontro que serviu para debater sobre os principais problemas sentidos pela população deste bairro.

Setembro 20, 2017

Bloco de Esquerda de Sintra organizou acção de campanha onde a principal figura foi Amílcar Morais, cidadão Surdo e candidato à Assembleia Municipal de Sintra pelo Bloco. No texto abaixo relatamos o que aconteceu.

Setembro 17, 2017

Activistas do Bloco de Esquerda de Sintra montaram este fim de semana um acampamento na porta de entrada do antigo Parque de Campismo da Praia Grande para reivindicar a reabertura deste equipamento. Carlos Carujo, candidato à Câmara de Sintra, garantiu que, contra a especulação imobiliária, o "Bloco não irá desarmar" na defesa desta causa.

Setembro 13, 2017

No Lourel, o Bloco ocupou parte de uma estrutura camarária (que estava coberta com propaganda velha e desactualizada) com um cartaz da candidatura à Câmara e Assembleia Municipal. Como se pode observar nestas imagens, esse cartaz está agora coberto por um cartaz da CDU, sendo possível ver as margens do cartaz bloquista por baixo. Podiam ter coberto o espaço ocupado por propaganda velha, optaram por tapar e inutilizar um cartaz novo.

NOTA: A 14 de Setembro fomos contactados pela candidatura da CDU, que nos deu conta que iria retirar o cartaz erradamente colocado. Uma decisão correcta, assunto encerrado.

Agosto 16, 2017

Em menos de 3 meses a Câmara de Sintra construiu um estacionamento novo que,  além de questões relacionadas com estabilidade e impacto ambiental e paisagístico, apresenta deficiências de equipamentos, iluminação, marcações, espaços para as pessoas circularem em segurança, sinalética, Falta também uma saída alternativa para peões para o caso da principal ficar bloqueada.

A falta de estacionamento em Sintra é um grave problema, mas não pode levar a decisões apressadas e obras de última hora. A Câmara tem de prestar esclarecimentos e actuar, antes que seja tarde.