Share |

Agualva/Mira Sintra rejeita construção nos 4 caminhos

Bloco defende espaço verde para lago dos 4 caminhos, na Agualva
vista aérea do lago dos 4 caminhos, na Agualva (imagem: google maps)

A Assembleia de Freguesia de Agualva/Mira Sintra quer que a possibilidade de construção nas imediações da chamada “lagoa dos 4 caminhos” seja riscada da proposta do novo PDM. O problema foi debatido na sessão do passado dia 27 de Junho, tendo sido aprovadas duas recomendações - uma do Bloco (ver aqui) e outra do PS - para que, no novo Plano Director, o terreno deixe de ser considerado como “Espaço habitacional 1”, passando a “Espaço Verde Urbano”.

Há 30 anos que a população da Agualva expressa repúdio pelas intenções de construção no espaço conhecido como Lago dos Quatro Caminhos. Em 2003 houve uma tentativa de licenciar um grande edifício para o local, tendo-se assistido a uma grande mobilização que obrigou a Câmara Municipal de Sintra a recuar e a não permitir a construção.

Em tempos houve uma tentativa de construir no local, mas a escavação do terreno rompeu um lençol freático, tendo a água preenchido a cratera e formado um lago que hoje, passadas várias dezenas de anos, é habitado por peixes e aves. Existem pareceres técnicos que reforçam a ideia de que, em caso de construção na zona da nascente, aquela água irá escoar para as habitações próximas.

O Alvará de construção, de 1987, expirou em 2006 e foi declarado nulo, deixando de haver impedimento legal para transformar local num Espaço Verde. No anterior mandato, Basílio Horta reconheceu como legítima a aspiração de transformar o espaço num Parque Urbano que dignifique a zona. Esta intenção ficou registada na ARU então aprovada.

A proposta de revisão do PDM, em debate público até 20 de Agosto, volta a colocar o espaço como zona habitacional, num escandaloso retrocesso relativamente a este compromisso público.

E não são só os e as autarcas que estão contra essa hipótese. Largas dezenas de munícipes foram expressar a sua oposição à ideia na sessão de debate público do PDM realizada na Agualva a 28 de Junho,

AnexoTamanho
Recomendação aprovada139.93 KB