Share |

Mem Martins: Necessária intervenção na ribeira da Lage junto ao largo do Rossio da Fonte

necessária intervenção para regularizar leito da ribeira da Lage. Foto BE Sintra
necessária intervenção para regularizar leito da ribeira da Lage. Foto BE Sintra

Ativistas do Bloco de Esquerda estiveram no Largo do Rossio da Fonte, junto à capela de Mem Martins, para observar problemas no leito da ribeira da Lage reportados por um munícipe.

No troço situado entre a estrada de Mem Martins e a Rua de Macau existem muros de delimitação de propriedade e do percurso das águas que estão caídos para o leito da ribeira, provocando perturbações no seu curso normal e não evitando a inundação do largo da fonte velha e das traseiras dos prédios a praceta de Macau e da rua de Macau quando a chuva é mais intensa.

Podem ainda ser avistados resíduos depositados nas margens e um velho barracão que já não estará em utilização. Trata-se de um problema que vem sendo denunciado há vários anos sem que se tenha verificado nenhuma intervenção estrutural de regularização do leito da ribeira.

Estando o troço integrado na Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins- Rio de Mouro, seria de esperar, como em áreas adjacentes, que já tivesse sido alvo de uma intervenção de requalificação respeitadora do ecossistema e orientada para maior fruição do espaço pela população, mas tal não se verifica.

O Bloco de Esquerda considera que, além desta intervenção de fundo, são necessárias medidas urgentes para restabelecer os muros caídos e regularizar o leito da ribeira, de modo a reduzir o risco de cheia. Nesse sentido, irão ser pedidos esclarecimentos à autarquia sobre os planos o local, defendo medidas corretivas dos problemas mais prementes.