Share |

Sobre: Cidade de Agualva Cacém

Julho 5, 2017

A intervenção do Bloco na cidade de Agualva Cacém foi o tema de mais um debate do ciclo “Pensar Sintra em Comum”.  Estiveram presentes Carla Henriques e Teodósio Alcobia, autarcas, Carlos Carujo e André Beja, cabeças de lista da candidatura “Sintra em Comum”, activistas do Bloco na cidade, moradores e também o presidente da comissão de moradores do Bairro do Grajal.

Janeiro 31, 2017

As deputadas Catarina Martins, Joana Mortágua e Isabel Pires visitaram a Escola de Agualva-Cacém, para contactar com a comunidade educativa e observar as condições do edifício, alertando para o estado insustentável e perigoso da infraestrutura.

A visita ocorreu na sequência de uma chamada de atenção feita pelos pais dos alunos, preocupados com a degradação da Escola e foi acompanhada por activistas do Bloco daquela cidade.

Novembro 8, 2015

Vitor Ferreira, eleito do Bloco na Assembleia da União de Freguesias de Cacém e S. Marcos, abandonou a última reunião daquele órgão em protesto com a falta de condições para o funcionamento do mesmo.

A falta de condições de trabalho para os autarcas tem vindo a ser contestada desde o início do mandato por vários autarcas, não tendo a presidência da Assembleia desenvolvido esforços para alterar a situação.

Setembro 14, 2015

Pedro Filipe Soares, nº 2 da Lista do Bloco no distrito de Lisboa, esteve juntamente com Jorge Silva, Ilidia Pinheiro e André Beja, que também integram a lista bloquista, e outros activistas a distribuir jornais de campanha na Estação da CP e em contacto com os comerciantes da zona central da cidade.

Abril 28, 2015

Na votação das moções evocativas do 25 de Abril levadas ao plenário da Assembleia da União de Freguesias de Cacém e S. Marcos, Vitor Ferreira, eleito do Bloco lembrou que a liberdade de Abril é aquela "que se pratica a cada momento, em cada ato concreto e não a retórica que, só por estar na Constituição, já constitui prova que existe."

Dezembro 23, 2013

O Bloco lamenta a decisão da Câmara de Sintra de prolongar autorização de funcionamento do posto de venda de combustível situada no cimo da Av. dos Bons Amigos, na Agualva, considerando que se perde uma oportundiade para requalificação do espaço urbano e conferir mais segurança à população.

Outubro 31, 2013

Na tomada e posse da Assembleia de Freguesia de Cacém e S. Marcos, o autarca bloquista Vitor Ferreira assinalou que as cerca de 40.000 pessoas da freguesia têm “direitos em termos de equipamentos colectivos e de apoios de proximidade” que devem ser identificados e tornados realidade, exortando toda a Assembleia e o Executivo da Junta a um trabalho de proximidade com cidadãos e cidadãs, para privilegiar a transparência e a participação.

Podes ver aqui a intervenção de Vitor Ferreira

Outubro 31, 2013

A Junta de Agualva e Mira Sintra será governada por um executivo com elementos do PS, BE e CDU, constituindo-se como a única freguesia onde houve vontade política para constituir um governo de Esquerda.

Na tomada de posse dos órgãos autárquicos, Carla Henriques lembrou o combate do Bloco pela transparência e proximidade da população e lembrou que, apesar da presença de Teodósio Alcobia no executivo, o Bloco não deixará de exercer as suas funções de fiscalização e acompanhamento que cabem à Assembleia de Freguesia

Julho 3, 2022

Victor Soares, aderente fundador do Bloco de Esquerda, faleceu no passado dia 1 de julho. É com profunda tristeza que o Bloco de Esquerda de Sintra vê partir um amigo e camarada de luta, tendo endereçado à sua família condolências e pesar.

Novembro 12, 2021

Em anexo a esta noticia encontra-se o documento PDF com o acordo politico para a União das Freguesias de Cacém-São Marcos entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista para o mandato 2021-2025

Julho 16, 2018

A Assembleia Municipal aprovou a venda de 8 parcelas de terreno na zona central de Agualva Cacém, abrindo caminho à construção de um conjunto edifícios de grande volume numa zona já muito densa, que põem em causa os ganhos obtidos com o POLIS. A proposta contou com os votos do PS, PSD, CDS e MPT. A CDU aprovou a venda de 7 das 8 parcelas.
O Bloco opôs-se à venda, propondo que seja feita revisão do Plano de Pormenor da zona central do Cacém, orientando as prioridades para a valorização do espaço público e para as necessidades da cidades.

Dezembro 25, 2017

O Bloco de Esquerda votou favoravelmente o Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2018 por considerar que estes documentos contemplam várias preocupações e propostas apresentadas pelo Bloco, nomeadamente a inclusão de verbas para iniciar o processo de criação de um Orçamento Participativo, uma aposta clara no apoio às questões sociais ou a realização de campanhas de sensibilização ambiental.

Dezembro 24, 2017

A Assembleia da União das Freguesias de Agualva e Mira-Sintra aprovou o orçamento e grandes opções do plano para 2018. A avaliação que Bloco de Esquerda dez destas propostas foi favorável, uma vez que se mantem a estratégia do mandato anterior nos apoios sociais e na experiência de orçamento participativo, que foi reforçado em mais dez mil euros.

Outubro 25, 2017

O Bloco de Esquerda de Sintra comunica a retirada de confiança política a Carlos Fernandes, decisão motivaram pela sua ruptura política com o partido com o qual assumiu um compromisso e pelo qual foi eleito.

Caso o vogal decida manter-se na Assembleia de Freguesia de Cacém e S. Marcos, a representação do Bloco passará a ter apenas 1 representante.