Share |

Pensar a cidade de Agualva Cacém em Comum

A intervenção do Bloco na cidade de Agualva Cacém foi o tema de mais um debate do ciclo “Pensar Sintra em Comum”.  Estiveram presentes Carla Henriques e Teodósio Alcobia, autarcas, Carlos Carujo e André Beja, cabeças de lista da candidatura “Sintra em Comum”, activistas do Bloco na cidade, moradores e também o presidente da comissão de moradores do Bairro do Grajal.

Teodósio Alcobia e Carla Henriques fizeram um balanço da actividade bloquista na UF de Agualva Mira Sintra. No seguimento dos resultados das Autárquicas de 2013, o Bloco de Esquerda celebrou um acordo político com o Partido Socialista, considerando a convergência de uma parte significativa dos compromissos programáticos bem como a garantia de independência e de pluralidade de opiniões de ambas as forças políticas.

Este acordo permitiu a existência de um Executivo de Junta em que esteve integrado o nosso vogal Teodósio Alcobia, mantendo-se a vogal Carla Henriques em nossa representação na Assembleia de Freguesia. Os pelouros a cargo do Bloco foram os do Ambiente, das Áreas Urbanas de Génese Ilegal e das Feiras e Mercados, ao que se somou, a meio do mandato, a Integração Social.

Através deste acordo, foi possível concretizar os seguintes objectivos:

- A legalização do Bairro do Grajal, a maior urbanização da Freguesia em situação ilegal;

- O reforço de verbas destinadas à acção social da Junta de Freguesia de Agualva e Mira-Sintra;

- A protecção do património natural presente nesta Freguesia, incidindo sobretudo sobre três áreas: a Ribeira das Jardas, o Jardim da Anta e o Parque Natural de Colaride;

- Concretização de dois “Encontro de Cultura” este ano e o ano passado.

- A realização do Orçamento Participativo, um instrumento vital da democracia, que permite a todas as cidadãs e cidadãos a possibilidade de, em igualdade de condições, poderem participar na tomada de decisões e na gestão de recursos da sua autarquia.

No mesmo período, o BE trabalhou na Assembleia de Freguesia de Cacém e São Marcos, representado por Vitor Ferrreira, com propostas autónomas em coerência com os compromissos programáticos assumidos: democracia participativa, requalificação do espaço público, direito ao transporte público de qualidade, entre outras questões.

No novo ciclo político que vivemos, o BE tem estado empenhado no difícil e ainda inacabado processo de reversão da austeridade, lutando diariamente por uma sociedade mais democrática e com mais justiça social. A mobilidade, a continuação da melhoria dos espaço público e a integração social são desafios.

José Pereira, da Comissão de Moradores do Bairro do Grajal, agradeceu ao Bloco, em nome dos moradores, o empenho do Bloco na resolução do problema da AUGI e que levou ao processo de legalização daquele aglomerado. Partilhou algumas das dificuldades qua ainda são sentidas e da necessidade de algumas internvenções que irão beneficiar não apenas aqueles moradores como também toda a cidade.

No final do debate, Carlos Carujo, candidato à CMSintra, lembrou a falta de equipamentos sociais de apoio à 3ª idade nesta zona do concelho, bem abaixo das necessidades sentidas, e a importância destas urbes não serem cidade só de nome, cabendo aos e às autarcas o papel de, com realismo, defender medidas para responder aos anseios da população e para reforçar a ideia de cidade enquanto todo e enquanto lugar de presença.