Share |

UF Sintra: 1 ano de mandato

 

Fez, no passado dia 26 de setembro, um ano que se realizaram eleições autárquicas. Desde então a lista candidata, encabeçada por Rui Frias, tem exercido o mandato confiado pelas/os cidadãs/ãos com dedicação e responsabilidade.

Direito de oposição

Em Novembro de 2021, respondendo ao desafio do Executivo de enviar os nossos contributos, ao abrigo do Direito de Oposição, enviámos os compromissos e medidas que entendemos fundamentais para a União das Freguesias de Sintra . Destacámos os compromissos com a igualdade de género e o fim da violência de género, a defesa do bem-estar animal e o não uso de herbicidas com glifosato nos espaços verdes. Entre as medidas propostas, várias focavam a necessidade de aumentar a transparência, a prestação de contas e a participação cidadã.
Duas das propostas que fizemos por mais democracia, transparência e participação foram acolhidas pelo executivo, que congratulamos, e tornam hoje possível as/os freguesas/es disporem de um boletim informativo da freguesia digital e em papel e poderem assistir online, desde casa, às reuniões da Assembleia da União das Freguesias a partir do Facebook.
Questões colocadas sobre os problemas e expectativas das/os freguesas/es
Em todas as assembleias fizemos chegar ao Executivo as nossas preocupações e as que as pessoas nos foram enviando e que vão desde o ordenamento do território à falta de iniciativas em áreas específicas:
- Sinalizámos a falta de passeios e de medidas para controlar a velocidade excessiva, as falhas na iluminação pública, a excessiva demora das obras na Portela de Sintra.
- Protestámos com a falta de informação prévia e discussão pública do Ecocentro de Vale Flores e de Janas, da requalificação do parque da Portela de Sintra e da zona da Av. Heliodoro Salgado e Mercado da Estefânea, a recuperação da Antiga Escola Primária de Janas.
- Contestámos a contratação de um estagiário em regime de precariedade para assegurar o serviço de psicologia.
- Lembramos que é importante a Junta obter informação sobre o plano de transportes que a Carris Metropolitana irá implementar a partir de 01 de janeiro para informar a população e intervir caso haja localidades mal ligadas.
- Pedimos esclarecimentos sobre o protocolo com a Animais de Rua e com a Cruz Vermelha, assinalámos aquilo que entendemos serem irregularidades na atribuição dos apoios ao abrigo do Programa de Apoio ao Associativismo.
- Apelámos a um maior cuidado com o espaço público ao nível da limpeza e dos equipamentos para ele ser disfrutado pelas pessoas, a pé, de bicicleta ou trotineta, sozinhas ou em grupos, em passeio ou em exercício físico.
Saudámos também o executivo sempre que entendemos ter tomado a opção correta, com é o caso de usar os recursos internos da Junta em vez de contratar externamente ou retomar o protocolo com o Clube de Xadrez.

Apresentação de propostas e tomadas de posição

Levámos as nossas propostas, foram discutidas, aplaudidas por uns e contestadas por outros, mas muitas foram aprovadas, e agora vigiaremos a sua aplicação.
Pela igualdade de género e fim da violência de género, propusemos 2 moções que foram aprovadas: “Saudação ao 25 de Novembro - Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres ” (03.01.2022) e “Dia Internacional das Mulheres” (02.03.2022).
Reclamando um melhor planeamento e execução das obras de intervenção e melhoramentos nos espaços públicos, levámos à discussão várias moções: “Repavimentação urgente das estradas e passeios na Portela de Sintra“ (03.01.2022) e, em Janas, após contactos com a população, propusemos “Mais equipamentos e infraestruturas em Janas
Pugnámos por uma maior atenção e reconhecimento do património cultural, natural e edificado na nossa freguesia com a moção “Preservar a nossa cultura e a nossa história com o digital: QR Code”, que foi aprovada.
Atentos à realidade mundial, nunca ignorando o quanto os acontecimentos mundiais nos afetam, tomámos posição sobre Guerra na Ucrânia e levámos essa discussão a votação, tendo sido aprovada a Moção “Pela paz, pela solidariedade com o povo ucraniano e por sanções económicas para travar esta guerra” (02.03.2022)
Também houve moções rejeitadas, mas não desistimos.
Foi rejeitada a moção “Pela alteração da localização do Ecocentro de Vale Flores” (02.03.2022), mas continuaremos a rejeitar projetos públicos que não sejam devidamente apresentados e discutidos com a população, em particular com as pessoas diretamente afetadas pelas intervenções planeadas.

Será com empenho, cordialidade e disponibilidade que continuaremos este mandato e que nos apresentaremos sempre para criar soluções e prestar contas.
O BE está sempre disponível para uma #SintraSolidáriaeSustentável.
-  Siga-nos nas redes sociais: https://www.facebook.com/bloco.sintra.
-  Consulte o nosso site: https://sintra.bloco.org.
-  Contacte-nos por email: sintra@bloco.org.

Rui Frias, eleito do Bloco de Esquerda
Celina Santos