Share |

União Freguesias de Sintra aprova moção do Bloco de Esquerda: "Preservar a nossa cultura e a nossa história com o digital: QR Code"

Na última assembleia de freguesia da União das Freguesias de Sintra o Bloco apresentou uma moção para preservar a nossa cultura e história com a ajuda do digital, através do QR Code. 

O proposta consiste na colocação de QR Codes em ruas, praças, jardins, estátuas, , homenagesn locais, azulejos históricos, entre outros marcos das nossas localidades. Desta forma os habitantes e quem nos visita podem aceder a um conjunto de informações ajudando na preservação da memória histórica e colectiva das localidades. 

A proposta foi aprovada com os votos a favor do Bloco de Esquerda, CDU, PS, CH e IL e a abstenção do PSD e CDS.

 

Texto integral da moção abaixo. 
 

 

-----------------------------------------------------------------------------

 

A União das Freguesias de Sintra é parte de um património histórico e natural riquíssimo que se estende a muitas pessoas e lugares, indo muito além da Serra de Sintra e dos monumentos que aí encontramos.

 

Todas as localidades têm na sua história memórias do que ali se viveu e construiu, pelas fotografias que nos foram deixadas, pelos nomes das suas ruas, praças e jardins, pelas homenagens locais (bustos, estátuas, memoriais, placas decorativas, etc.) e pelos monumentos e edifícios.

 

Acreditamos que a valorização de Sintra, enquanto União de Freguesias, passa pela valorização das pessoas, dos edificados e dos espaços verdes em toda a freguesia. Ao devolver às pessoas a sua história, promovemos a pertença, as raízes, a identidade e a vontade de fazer parte e contribuir para desenvolver a nossa União de Freguesias.

 

Sabemos que, com o passar do tempo, as memórias vão-se perdendo, ficando apenas dos livros e tradições orais de algumas pessoas, cada vez menos residentes conhecem a história dos locais e das pessoas que influenciaram a sua história. Isto é particularmente verdade para quem nos escolhe para viver e para quem nos visita.

 

Contrariar esta tendência é hoje muito mais fácil com as novas tecnologias, que nos permitem ter mais e melhor cultura, com recurso a tecnologias simples e pouco onerosas. Assim, apresentamos à Assembleia da União das Freguesias de Sintra a ideia de um projeto de divulgação desta nossa história menos conhecida e que importa preservar.

 

O projeto consiste em colocar um QR Code junto de nomes de ruas, praças, jardins, junto de estátuas e homenagens locais, junto de monumentos e edifícios tradicionais, junto de casas com participação de arquitetos de renome ou até junto de trabalhos de azulejaria nos nossos edifícios que muitas vezes passam despercebidos à maioria de nós.

 

Este QR Code permitiria a qualquer cidadão, residente ou visitante, rapidamente obter um conjunto de informações sobre a história do local e de quem lhe deu nome e visualizar fotografias de outras épocas destes mesmos espaços. Assim seria para descobrir quem foi Anjos Teixeira, o que representa a capela circular de Janas, descobrir a lenda do Arco do Ramalhão ou saber como era o Largo de S. Pedro e a Fonte das Rãs.

 

Sendo um projeto que necessitará de vários anos para a sua aplicação plena, entendemos que pode ser feito de forma progressiva, até porque muita da informação já existe ou está compilada pela própria Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia da União de Freguesias ou mesmo em trabalhos académicos.

 

Numa primeira fase, sugerimos que se inicie com a aplicação descentralizada abrangendo todas as localidades da freguesia com um número de placas a definir e que podem até constituir um espaço de construção coletiva com a participação de organizações, associações e fregueses/as, na recolha de informação e votação dos espaços/locais a assinalar.

 

Assim, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, reunida no dia 26 de abril, por proposta do Bloco de Esquerda delibera:

 

1.Propor ao Executivo da Junta de Freguesia o desenvolvimento de um projeto piloto de divulgação da cultura sintrense conforme os considerandos.

 

2.Dar conhecimento desta proposta ao Executivo Camarário com vista à construção de uma parceria para a implementação deste projeto.

 

Sintra, 26 de abril 2022

O eleito do Bloco de Esquerda

Rui Sá Frias