Share |

Perigo na Av. Heliodoro Salgado, em Sintra: Até Quando?

Marca de óleo deixada por viatura danificada
Foto André Beja

Há vários anos que a irregularidade do piso da Av. Heliodoro Salgado causa graves problemas à circulação rodoviária. As chuvas dos últimos meses pioraram a situação: as lombas são muitas e acentuadas, as pancadas dos carros no pavimento sucedem-se.

No dia 31 de Julho os danos no motor de uma viatura originaram derrame de óleo no pavimento. Nessa mesma noite, a Câmara de Sintra mandou uma equipa fazer remendos na via, mas foram intervenções pontuais que nada resolveram, tendo mesmo criado uma falsa sensação de segurança nos condutores.

O embate de viaturas contra o pavimento continuou e, na manhã de 3 de agosto, deu-se outro episódio de derrame de óleo. Na sequência deste acidente, deu-se um despiste de uma mota sem que, felizmente, se tenham verificado danos humanos.

Além da questão rodoviária, que contribui negativamente para a imagem da Vila de Sintra, o problema já começa a ser ambiental, pois a infiltração de óleo no subsolo está a ser muito maior do que deveria.

Trata-se de uma das artérias mais movimentadas de Sintra, sendo necessárias medidas de fundo para resolver este problema. Enquanto estas não forem implementadas, urge sinalizar o perigo e regular a velocidade de circulação.