Faleceu Rosinda Beltrão

Rosinda Beltrão

Foi com profunda consternação que o Bloco de Esquerda de Sintra tomou conhecimento do falecimento de Rosinda Beltrão, na madrugada de 4 de novembro. Aos seus familiares, amigos e amigas, manifestamos o nosso profundo pesar e sentidos pêsames.

Mulher de ideias livres e empenhada desde muito jovem, Rosinda Beltrão, contribuiu para a dinamização do Bloco de Esquerda na cidade de Queluz e em Sintra. Integrou a coordenação concelhia do Bloco e foi vogal na Assembleia de Freguesia de Queluz (2209/13), batendo-se sempre por uma maior proximidade entre autarcas e eleitores, bem como pelo respeito pela memória da cidade e de quem nela habita.

A sua partida deixa-nos mais pobres.

________

INTERVENÇÃO DE TOMADA DE POSSE COMO VOGAL DA AF DE QUELUZ

Rosinda Beltrão, Outubro de 2009

Começo por aproveitar a ocasião para saudar todos quantos, nesta freguesia, confiaram o seu voto ao BE  em sucessivos actos eleitorais que ocorreram.

Cumprimento todos os cidadãos e cidadãs aqui presentes, bem como os eleitos de todos os partidos aqui representados.

O BE irá continuar a integrar a Assembleia de Freguesia de Queluz e a prosseguir os objectivos com que se tem vindo a apresentar ao eleitorado e que constam do seu programa

Esta Freguesia faz  parte duma Cidade que está por fazer.

Votados a uma lógica de suburbanização, temos que ter a capacidade de a inverter. É uma tarefa  difícil mas fundamental para uma qualidade de vida que todos desejamos e a que temos direito.

Muito do trabalho que está por fazer não será na sua maioria da competência dos órgãos que brotam desta tomada de posse. Mas temos a obrigação de pressionar as entidades competentes  e exigir-lhes que esse trabalho seja realizado.

Não é aceitável que esta Freguesia continue sem a construção de um novo Centro de Saúde, com as condições técnicas e humanas exigíveis para o efeito.

Não é aceitável que os nossos reformados, os nossos idosos, os nossos jovens tenham tantas carências nesta freguesia. Não há espaço para eles. O que existe não é suficiente.

Não há espaço para a cultura e para o lazer e o que existe ou é elitista ou pouco divulgado.

A nossa freguesia está completamente desertificada à noite. Na desertificação reina a insegurança.

Olha-se em redor e vê-se uma freguesia com dezenas de prédios por reabilitar, com dezenas de lojas de comércio encerradas. Parece que Queluz está em agonia.

Muito haveria para dizer, mas mais do que as palavras, será o desempenho de todos nós o que realmente importa.

E para um bom desempenho de todos nós terá que haver a participação de todos os cidadãos e cidadãs. Não basta votar e eleger. Há que participar  e trazer aos locais próprios os assuntos que consideram pertinentes. Tem que haver troca de informação. Tem que haver exigência e transparência e é daqui que resulta a confiança.

Para terminar, o BE quer deixar aqui o seu repúdio e o seu protesto pelo acto inqualificável que  foi a demolição da Casa de Stuart Carvalhais na passada semana.

Queluz fica mais pobre de cada vez que procedem à demolição de um Cine-Teatro ou de uma casa que deveria servir para celebrar a arte e o artista.

No seu lugar nascem edifícios descaracterizados, imperando o interesse imobiliário e a quem não se impõe regra alguma.

Preservemos enquanto é tempo o pouco que resta, não esquecendo aqui a Quinta Nova para que também ela não seja alvo de um qualquer apetite.

A Quinta Nova é um espaço enorme e maravilhoso, por muitos desconhecido, mas que tem que obrigatoriamente ser um espaço para usufruto da Cidade e dos cidadãos de Queluz.

Contem com o BE para tudo quanto seja a defesa dos reais interesses de quem vive,  trabalha e estuda nesta Freguesia de Queluz. Contem com a nossa oposição quando esses mesmos interesses não forem respeitados.