
Distância total: 2,2 km
Duração estimada: 30–35 minutos a passo tranquilo
Dificuldade: Fácil, ideal para iniciantes (trajeto sobretudo a descer, em leve inclinação). Na época das chuvas e na primavera a vegetação e a lama podem dificultar a caminhadata. É possível realizar o percurso de bicicleta para quem tem alguma experiência.
Descrição:
O percurso inicia-se junto das bilheteiras da estação CP da Portela de Sintra, onde é possível chegar de comboio, autocarro ou através da ciclovia de Ouressa, que liga a Portela de Sintra a Algueirão - Mem Martins.
Faz ligação ao Parque Urbano Lourel - Ribafria passando perto do tribunal de Sintra, descendo o vale até ao jardim Pinto Vasques, onde se situa uma das entradas do parque.
Atravessa trilhos, caminhos antigos e estradas pouco movimentadas, bem como áreas residenciais e zonas verdes de enquadramento natural. A caminhada pode ser complementada com um passeio ou um piquenique nos jardins da Quinta da Ribafria ou no Jardim Pinto Vasques.
Da Ribafria pode também seguir para a Cavaleira, por outro percurso.
Ao disponibilizar o trilho para GPS (pode ser instalado no telefone com uma aplicação como o GPX Viewer ou no relógio), as candidatas e candidatos do Bloco voltam a propor a criação de ligações pedonais entre várias zonas do concelho e dão exemplo de como é fácil passar da ideia à prática.
Além de promover a atividade física e atividades de lazer ao ar livre, a criação desta rede de percursos permitirá a moradores/as e visitantes percorrer e conhecer o território de forma simples, divertida e sustentável.
Recomendações
Usar chapéu e calçado confortável (o terreno é fácil, mas pode ter zonas irregulares)
Levar água
Não abandonar lixo na natureza
A história deste percurso
A criação deste percurso e de outros foi uma proposta do Bloco de Esquerda que, apesar de aprovada por larga maioria, nunca foi posta em prática pela Junta da União de Freguesias de Sintra ou pela Câmara Municipal de Sintra.