
Distância total: 3,6 km
Duração estimada: 45–50 minutos a passo tranquilo
Dificuldade: Fácil, ideal para iniciantes (trajeto sobretudo a descer). Na época das chuvas e na primavera, a vegetação e a lama podem dificultar a caminhada ou a travessia de bicicleta.
Descrição:
O percurso inicia-se no parque urbano da Cavaleira, junto do parque infantil. Faz ligação ao Parque Urbano Lourel - Ribafria, passando por baixo da A16 e pelo vale até ao Jardim Pinto Vasques, onde se situa uma das entradas do parque da Quinta da Ribafria.
Atravessa trilhos, caminhos antigos e estradas pouco movimentadas, bem como áreas residenciais e zonas verdes de enquadramento natural.
A caminhada pode ser complementada com um passeio ou um piquenique nos jardins da Quinta da Ribafria. O regresso pode ser feito seguindo o mesmo trilho ou subindo em direção à estação da Portela de Sintra por outro trilho, também proposto pelo Bloco.
Recomendações
Usar chapéu e calçado confortável (o terreno é fácil, mas pode ter zonas irregulares).
Levar água
Não abandonar lixo na natureza
A história deste percurso
O Bloco de Esquerda propõe a criação de ligações pedonais entre várias zonas do concelho. É uma medida fácil de implementar e, além de promover a atividade física e de lazer ao ar livre, a criação de uma rede de percursos permitirá a moradores e visitantes percorrer e conhecer o território de forma simples, divertida e sustentável.
Ao disponibilizar o trilho em GPS (pode ser instalado no telefone ou no relógio) e a sua marcação no terreno, as candidatas e candidatos do Bloco mostram como é fácil passar da ideia à prática.