Clara Rocha Santos: Cidadã entusiasta do espaço público e da sustentabilidade ambiental

Clara Rocha Santos (Foto BE Sintra, 2009)

Foi com uma enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Maria Clara Rocha dos Santos, cidadã e geógrafa, professora, viajante, atleta, ativista de várias causas associativas e sociais, bem como entusiasta da sustentabilidade, da educação ambiental e da (re)qualificação e utilização do espaço público pelas populações.

Nascida em Lisboa em 1952, Clara Rocha Santos residiu em Algueirão Mem Martins, tendo sido professora na Escola Secundária Ferreira Dias durante quatro décadas. O seu sentido pedagógico, a inovação que sempre procurou trazer à atividade docente, o espírito crítico que professava e que procurava estimular em quem a rodeava e o empenho em diferentes causas, com destaque para a proteção do meio ambiente, tornaram-na numa referência para várias gerações de estudantes.

Além da atividade letiva, dinamizou incontáveis atividades extracurriculares com a comunidade escolar, organizando intercâmbios e projetos de intervenção nacionais e internacionais, procurando envolver alunos e alunas em atividades culturais ou em processos participativos e interativos com o meio envolvente, como por exemplo na criação de hortas urbanas, na preservação de espaços verdes e de leitos de cheias, na preservação de património natural e edificado ou na discussão pública de iniciativas de ordenamento do território, como o Programa POLIS do Cacém os Planos Diretores Municipais de Sintra.

Civicamente ativa desde tenra idade, Clara Rocha Santos teve um envolvimento político, sindical e associativo profícuo. Sempre na qualidade de simpatizante, contribuiu de forma decisiva para dinamizar o Bloco de Esquerda em Sintra durante mais de uma década, tendo sido vogal na Assembleia de Freguesia de Algueirão Mem Martins (2005 – 2009) e desempenhado, esporadicamente e em regime de rotatividade, funções de deputada na Assembleia Municipal de Sintra. Mais recentemente, estando a residir em Algés, participou em diversas atividades da Associação Evoluir Oeiras.

O Bloco de Esquerda de Sintra expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Clara Rocha Santos, endereçando à sua família e aos seus amigos um abraço sentido e solidário.

Sintra, 25 de agosto de 2023