Share |

Catarina Martins: “não queremos ser cúmplices da intolerância”

Catarina Martins, Carlos Carujo e José Manuel Pureza  junto da Comunidade Islâmica das Mercês
Catarina Martins, Carlos Carujo e José Manuel Pureza junto da Comunidade Islâmica das Mercês

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e o deputado José Manuel Pureza estiveram, esta Sexta-Feira, nas instalações da associação Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês, juntamente com activistas e autarcas do Bloco de Esquerda de Sintra.

Esta visita surge numa altura em que se assiste ao crescimento global da islamofobia, agora alimentada pelas políticas intolerantes da nova administração norte-americana, e no culminar de uma semana em que o Bloco levou ao parlamento várias iniciativas relacionadas com direitos da comunidade migrante e contra a intolerância.

Os e as responsáveis do Bloco tiveram oportunidade de contactar com os responsáveis da comunidade, visitar as suas instalações e lugar de culto, inteirando-se dos seus problemas e desafios na integração da sociedade portuguesa, bem como como constatar o contributo que têm prestado a toda a comunidade de forma independente das orientações religiosas.

Os responsáveis da comunidade reafirmaram o seu compromisso de integração na comunidade e mencionaram as dificuldades sentidas no que diz respeito ao acesso à documentação necessária ao trabalho e à nacionalidade portuguesa, constrangimentos definidos, em grande parte, pelas restrições impostas pela actual lei da nacionalidade.

Interrogada sobre as recentes políticas de bloqueio aos refugiados e às imigrações da administração norte-americana, Catarina Martins recordou que “é necessário que todos e todas se oponham aos avanços da xenofobia e da islamofobia, sob perigo de se tornarem também cúmplices da intolerância”.