Share |

Bloco questiona governo sobre falta de médicos no Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins

Centro de Saúde de Mem Martins - Imagem retirada de reportagem da RTP
Centro de Saúde de Mem Martins - Imagem retirada de reportagem da RTP

No passado dia 4 de Abril, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda inquiriu o governo sobre a falta de capacidade de resposta do Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins para atender às necessidades dos utentes.

Em Fevereiro, a Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Sintra (CUSCS) denunciou que este centro de saúde “é aquele que mais médicos tem em falta no concelho de Sintra” e que existe um “agravamento continuado e deliberado das condições de acesso ao SNS”.

Os utentes de Algueirão Mem-Martins têm de se deslocar de madrugada ao Centro de Saúde e esperar numa longa fila pela sua abertura, não tendo a garantia de que conseguirão a consulta de cuidados de saúde primários de que necessitam, por vezes em situação de urgência. A falta de vagas implica o adiamento da consulta para o dia seguinte, mesmo assim sem quaisquer garantias.

No universo de 40 mil utentes desta unidade saúde há, segundo a imprensa, cerca de 16 mil que continuam sem médico de família atribuído. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) afirma que, para um funcionamento adequado, o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra precisa de mais 39 médicos”.

Devido à insustentabilidade da situação, o deputado bloquista Moisés Ferreira inquiriu o governo sobre que medidas estão previstas para responder às necessidades dos utentes do Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins e sobre a contratação de mais profissionais médicos para o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra.

AnexoTamanho
Pergunta enviada ao governo 315.64 KB