Sintra: Assembleia de Freguesia defende mais segurança para peões

UF Sintra alerta para degradação das passadeiras na freguesia

Por proposta do Bloco, a Assembleia da União das Freguesias de Sintra aprovou por unanimidade uma moção em que manifesta a sua preocupação com o mau estado de muitas das passadeiras da freguesia e recomenda à Câmara e a à Junta a tomada de medidas para melhorar segurança rodoviária.

MOÇÃO
Pela devida manutenção de passadeiras na freguesia

As passadeiras são o local no qual os peões deverão fazer o atravessamento de estradas, por isso deverão ser locais seguros, garantindo segurança a peões e veículos através da sua correta localização, marcação na estrada e sinalização vertical.
Quanto mais segura for uma passadeira menor será a possibilidade de existência de acidentes.
No território da União das Freguesias de Sintra são várias as passadeiras que se encontram em mau estado, com pintura sumida ou a desfazer-se, pondo em causa a segurança rodoviária.
Considerando que:

1. Várias destas passadeiras se encontram em estradas de muito movimento, nomeadamente junto de estabelecimentos de ensino e de outros serviços públicos;
2. Independentemente de outras medidas para melhoria da segurança que possam vir a ser tomadas (eliminação de barreiras arquitetónicas, alteamento, sinalização luminosa ou limitação de velocidade), a manutenção das passadeiras, garantindo a sua visibilidade, é uma intervenção simples e com efeitos práticos na segurança dos transeuntes, devendo ser prática corrente;
3. Compete à Câmara Municipal de Sintra a marcação e manutenção das passadeiras na União das Freguesias de Sintra;

A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, reunida a 22 de Junho de 2021, por proposta do Bloco de Esquerda, delibera:

1. Demonstrar a sua preocupação com o mau estado de várias passadeiras da freguesia;
2. Recomendar ao Executivo da Junta da UF de Sintra diligencie junto do Executivo Municipal para que seja feita uma verificação de todas passadeiras e correção das situações consideradas problemáticas;
3. Exigir à Câmara Municipal de Sintra que proceda à remarcação e reparação de passadeiras em mau estado na freguesia e à sua verificação periódica;
4. Enviar esta moção à Câmara Municipal de Sintra.

Sintra, 18 Junho 2021
O eleito do Bloco de Esquerda