Sintra: Agentes culturais, desportivos e a autarquia devem ter acesso a estruturas de propaganda

10 meses depois de ter estado no CC Olga de Cadaval, O Quebra Nozes ainda está nas ruas de Sintra Foto: André Beja

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia da União das Freguesias de Sintra manifesta-se favorável a que a as estruturas de publicidade amovível presentes no espaço público possam ser utilizadas pelas entidades culturais e desportivas da freguesia, bem como pela própria autarquia.

A tomada de posição unânime surge após constatação da crónica falta de renovação da propaganda de algumas estruturas. Neste momento é possível encontrar anúncios a espectáculos que aconteceram em 2013, sendo que alguns deles aconteceram no Centro Cultural de Olga de Cadaval e foram divulgados nestes espaços ao abrigo do acordo que a Câmara e os seus organismos de cultura com a empresa que gere aqueles espaços.

Esta exigência vai ao encontro de uma reivindicação alguns agentes culturais do município, insatisfeitos com as dificuldades em divulgar o seu trabalho e a existência de recursos subaproveitados.

___

Moção

Utilização de espaços de publicidade na via pública

No espaço público da freguesia existem várias estruturas de publicidade amovível pertencentes à empresa JCDecaux. Uma observação regular e atenta destes espaços permite verificar uma deficiente renovação dos anúncios ali expostos.

Neste momento é possível encontrar anúncios a espectáculos que aconteceram em 2013, sendo que alguns deles aconteceram no Centro Cultural de Olga de Cadaval e foram divulgados nestes espaços ao abrigo do acordo que a Câmara e os seus organismos de cultura têm com a referida empresa.

Ora, tal situação não dignifica o espaço público e constitui um desperdício de recursos que, em vez de ficarem ao abandono, poderiam ser aproveitados para dar visibilidade ao trabalho de muitas entidades culturais e desportivas da Freguesia de Sintra ou mesmo a iniciativas institucionais da autarquia.

Assim, a Assembleia da União de Freguesias de Sintra, reunida a 25 de Setembro de 2014, por propostos do Bloco de Esquerda, delibera:

1-      Manifestar a sua preocupação com o abandono das referidas estruturas de publicidade amovível, situação que não dignifica o espaço público e constitui um desperdício de recursos que poderiam ser aproveitados para dar visibilidade ao trabalho entidades da Freguesia de Sintra ou da autarquia.

2- Recomendar à Câmara Municipal que

- Diligencie junto da empresa concessionária dos espaços para uma regular substituição da propaganda, evitando a permanência de anúncios a iniciativas que já aconteceram.

- Promova medidas para que, ao abrigo dos acordos existentes, a utilização destes espaços seja aberta a entidades culturais e desportivas do concelho ou a iniciativas institucionais da autarquia.

Se aprovada, esta moção deverá ser enviada ao Senhor Presidente da Câmara de Sintra e às forças representadas na Assembleia Municipal, às entidades culturais e desportivas com sede ou actividade regular na Freguesia.

Sintra, 25 de Setembro de 2014

O Eleito do Bloco de Esquerda