Share |

Ass. Freguesia de Sintra quer melhoria da circulação pedonal na Av. Heliodoro Salgado

Av. Heliodoro Salgado, em Sintra
Av. Heliodoro Salgado, em Sintra

A Assembleia da União de Freguesias de Sintra reclama da Câmara Municipal medidas urgentes para defesa da exclusividade pedonal da Av. Heliodoro Salgado, na Estefânia, de modo a garantir a segurança de peões, bem como soluções para a problemática do estacionamento de moradores, visitantes e do comércio local.

O tema foi levado a debate pelo Bloco de Esquerda, tendo a tomada de posição sido unânime.

A utilização desregrada desta artéria não é um problema recente, já tendo sido levantado por diversas vezes pelos autarcas de freguesia do Bloco. No entanto, ao longo dos últimos meses verificou-se um aumento da circulação de veículos motorizados naquele troço, pondo em causa segurança dos e das que por ali se movimentam, contribuindo ainda para o acelerar da degradação do piso, um lajedo que não está preparado para este aumento de pressão.

Tal situação causa desagrado entre moradores, comerciantes e utilizadores da rua, que sentem a qualidade do espaço urbano a degradar-se e os seus direitos impunemente atropelados, sem que sejam tomadas medidas para repor a legalidade e para resolver os problemas de estacionamento e dinamização do comércio local há muito reclamadas.

Com esta tomada de posição, os e as autarcas da freguesia exigem à Câmara medidas urgentes para valorizar a mobilidade pedonal, bem como a resolução de alguns problemas estruturais que, desde o corte da circulação, nunca tiveram solução, recomendando também ao Executivo da Junta todo o empenho para resolução do problema, lembrando que moradores e comerciantes devem ser envolvidos na discussão e decisão.

MOÇÃO APROVADA:

AnexoTamanho
mobpedonalavhsalgado.pdf25.15 KB