No âmbito da preparação do seu programa eleitoral, o Bloco de Esquerda de Sintra lançou no seu site e Facebook um vídeo de apelo à participação interpretado em Língua Gestual Portuguesa, com legendas para quem não domina esta forma de comunicação.
Além do apelo à participação de todos/as, a opção por um vídeo sem recurso a voz ou, como é comum, por não remeter o interprete a um pequeno canto pretende alertar para o facto da comunidade surda ser composta por cidadãos e cidadãs de corpo inteiro, com os mesmos direitos e empenho cívico.
A interpretação é da responsabilidade de Amílcar Morais, vice presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos e 3º candidato bloquista à Assembleia Municipal de Sintra, e surge em conjunto com uma versão falada, apresentada por Carlos Carujo, candidato à Câmara Municipal.
A campanha do Bloco de Sintra irá adoptar esta forma inclusiva de comunicação e as preocupações com os direitos destes cidadãos e cidadãs serão uma constante nas propostas e iniciativas da candidatura Sintra em Comum.