Share |

Desafios para o poder local: alargar a participação e a transparência

Helena Carmo intervem do debate sobre 40 anos do poder local
Helena Carmo intervem do debate sobre 40 anos do poder local

Helena Carmo, deputada municipal do Bloco de Esquerda, participou no debate "40 anos de Poder Local", organizado pelo "(Re) Pensa Sintra"com vista a interpelar sobre as virtualidades de eleger os e as representantes da população, de descentralizar a gestão dos território e de poder fazer uma intervenção próximas das pessoas de modo a que a sua vida melhore.

Na sua intervenção, Helena Carmo identificou aquele que foi o paradigma inicial do poder local – a construção de infraestruturas básicas que, de facto, marcou os primeiros anos da Democracia Autárquica. Por outro lado, procurou sublinhar que é no combate ao centralismo e à rede de influências que se situam os atuais desafios das autarquias, na medida em que estes trazem opacidade aos processos de decisão. Assim, acrescentou, “importa que no futuro nos concentremos em encontrar e definir procedimentos de participação e transparência”.

O “(Re) Pensa Sintra” é um coletivo que procura promover a cidadania e a reflexão dos e das sintrenses sobre a comunidade onde habitam.O debate foi promovido em colaboração com a SaloiaTV e estará disponível em breve.

Participaram também no debate Ana Valente (PSD), António Capucho (SCMA), Hugo Janeiro (CDU), Luís Fernandes (CDS-PP). O PS não se fez representar.