O Deputado Fabian Figueiredo levou ao Parlamento a situação “de degradação severa” da Estação Ferroviária de Algueirão–Mem Martins, em Sintra, exigindo ao Ministério das Infraestruturas e Habitação um plano claro de intervenção e medidas urgentes para garantir segurança, dignidade e acessibilidade a quem usa diariamente aquela interface ferroviária.
Na pergunta dirigida ao Governo, o deputado bloquista sublinha a importância estratégica da estação na Linha de Sintra e o volume de procura que regista: em 2024, terá tido um fluxo anual de cerca de oito milhões de passageiros. Ainda assim, a estação enfrenta problemas que se arrastam há mais de una década: escassez de abrigos nas plataformas, falhas graves no cumprimento de normas de acessibilidade e condições degradadas na passagem pedonal subterrânea, incluindo iluminação manifestamente insuficiente.
O Bloco alerta ainda para o encerramento sistemático de entradas de acesso e para equipamentos fora de serviço, considerando que as intervenções de manutenção alegadas pela Infraestruturas de Portugal não têm travado a degradação.
Apesar da “intervenção de reabilitação mais profunda” no próximo ano — que deverá incluir renovação de abrigos e sistemas de informação — prometida pela tutela após uma reunião da Câmara Municipal de Sintra, o Bloco considera serem necessárias clarificações sobre prazos e orçamento desta intervenção, bem como medidas imediatas para corrigir algumas das situações verificadas.
| Anexo | Tamanho |
|---|---|
| pergunta_estacao_algueirao_mem_martins.pdf | 382.26 KB |