A candidatura do Bloco de Esquerda viajou este sábado na linha de Sintra para alertar para a necessidade de reforço da oferta de transporte no concelho, nomeadamente de transporte ferroviário e ao fim de semana.
Em contacto com passageiros, Tânia Russo, a candidata à Câmara de Sintra, foi lembrando “que faltam comboios para tantas pessoas”, apontando que, tal como a escassez de ligações aos autocarros ou as “falhas na limpeza e na iluminação das estações, as avarias nas escadas rolantes ou a falta de casas de banho” são problemas com décadas, que “resultam da falta de investimento e de vontade política”.
Outra questão apontada é a redução de oferta ao fim de semana, especialmente para quem viaja entre Rio de Mouro e Sintra, uma zona com mais de 150 mil habitantes, que só é servida por 3 comboios por hora em cada direção. Tânia Russo salienta que, “durante o dia só há um comboio entre Sintra e Rossio por hora”, e que esta ligação que deve ser reforçada pois “é direta ao centro de Lisboa e, além dos habitantes da região, é muito usada por turistas”.
No panfleto distribuído durante esta ação de campanha, o Bloco assegura que, “a 12 de outubro, votar no Bloco de Esquerda é contribuir para que a voz dos passageiros e passageiras continue a ser ouvida e para eleger autarcas que vão lutar por mais investimento nos transportes.
Como medidas imediatas para melhorar a oferta, o Bloco propõe a criação de mais uma ligação de comboio por hora entre Sintra e Rossio e entre Meleças e Oriente ao fim de fim de semana e, durante a semana, fora da hora de ponta, bem como o reforço da articulação dos horários de comboios e autocarros.