Share |

Queluz: Câmara de Sintra pouco preocupada com espaços verdes

Espaços verdes em Queluz já viram melhores dias
Espaços verdes em Queluz já viram melhores dias (Imagem: Google maps)

Em Queluz, com exceção do Parque Urbano Felício Loureiro os espaços verdes estão ao abandono. A empresa contratada pela CMS para este fim tem tido uma intervenção irregular e pouco satisfatória. O eleito e a eleita do Bloco na Assembleia de Freguesia de Queluz e Belas questionaram a presidente da Junta sobre a matéria.

A manutenção deficitária do Parque Urbano do Pendão, conhecido como Parque das Letras, foi um dos temas sobre os quais os eleitos do Bloco pediram ao Executivo que se pronunciasse, devido às constantes queixas da população sobre a falta de corte da erva bem como a sua devida recolha, a adicionar à aparente ausência de recolha de lixo o que impede a utilização deste espaço público pela população.

A Presidente da Junta de Freguesia reconheceu estar a par da situação no entanto rapidamente se demarcou da intervenção neste enorme espaço público, por não ser da competência de Junta a sua manutenção, tendo ainda referido já ter partilhado a preocupação com entidades locais e a própria Câmara de Sintra.. sem a devida veemência devemos concluir devido ao lamentável estado em que diariamente quem passa na Bica da Costa pode sem esforço observar!

Neste mesmo espaço é frequente ver cavalos a pastar! Uma memória castiça da índole saloia do nosso Concelho, no entanto bastante perigosa! Isto porque é frequente que os cavalos, presos por frágeis cordéis, se soltem e circulem livremente pelas estradas da Quinta do Mirante e por vezes pela própria Bica da Costa, a principal artéria de ligação entre a Amadora, Queluz e Belas. Além do evidente perigo para condutores, bens materiais e transeuntes é impossível ignorar o sofrimento a que são expostos os animais que durante dias consecutivos são deixados sob o sol ou a chuva, sem qualquer tipo de abrigo, alimentando-se da erva que abunda por toda esta zona da Cidade de Queluz. 

Sobre isto o executivo PS diz fazer o que pode, comunicando a situação à Polícia Municipal, que captura os animais que passado uns dias são devolvidos aos seus donos por ainda não existirem condições para os abrigar devidamente. Um belo cartão de visita para quem entra no Concelho de Sintra.