Share |

Espaços Públicos

degradação do espaço público em Massamá Monte Abrão não parece ter solução
degradação do espaço público em Massamá Monte Abrão não parece ter solução

Texto de opinião de Rui Melo, eleito na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Publicado no jornal "Acontece em Massamá e Monte Abraão", Setembro de 2015

______

ESPAÇOS PÚBLICOS

Volvidos dois anos da tomada de posse do executivo da União de Freguesias (PS/PSD/CDS), muito haveria para escrever sobre o balanço desta primeira metade do mandato, porém, seleccionamos para esta nossa reflexão dar “Voz” à questão da manutenção e limpeza dos espaços públicos, que muito tem preocupado os nossos moradores.

Ao questionarmos um residente de Massamá ou de Monte Abraão se a sua freguesia está melhor ou pior do que há 2 anos atrás, dificilmente ouviremos uma resposta com exemplos de melhorias ou de bom grado ao executivo.

E porquê? Porque, entre muitas outras, subsistem as queixas quanto ao estado crítico do pavimento das estradas e passeios; à sujidade das ruas e cheiros nauseabundos junto a alguns contentores de lixo; a deficiente iluminação pondo em causa a segurança dos moradores; o “empurra” de competências entre a Junta e a Câmara, no que concerne à poda das árvores e que tem originado várias reclamações dos residentes junto dos órgãos competentes, pouco importando aos moradores a quem cabe essa responsabilidade.

No que diz respeito aos espaços verdes, cuja manutenção e limpeza parece agravada, ao invés de melhorada, impõe-se uma questão, desde há muito, recorrente: Terá sido um benefício em prol do cidadão a decisão do actual executivo em “delegar” a prestação de tais serviços para empresas privadas da especialidade? Estamos em crer que a resposta só poderá ser: Não!

Estas e muitas outras realidades teimam em perdurar no decurso deste mandato e carecem de uma (re)avaliação e resolução por parte do executivo da UF de Massamá e Monte Abraão. É ambição do Bloco de Esquerda, e para isso sempre contribuirá, que Massamá e Monte Abraão sejam freguesias seguras, limpas, agradáveis e onde dê gosto viver.

Rui Melo
Bloco de Esquerda de Massamá e Monte Abraão