Texto de opinião de Rui Melo, eleito na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.
Publicado no jornal "Acontece em Massamá e Monte Abraão", Setembro de 2015
______
ESPAÇOS PÚBLICOS
Volvidos dois anos da tomada de posse do executivo da União de Freguesias (PS/PSD/CDS), muito haveria para escrever sobre o balanço desta primeira metade do mandato, porém, seleccionamos para esta nossa reflexão dar “Voz” à questão da manutenção e limpeza dos espaços públicos, que muito tem preocupado os nossos moradores.
Ao questionarmos um residente de Massamá ou de Monte Abraão se a sua freguesia está melhor ou pior do que há 2 anos atrás, dificilmente ouviremos uma resposta com exemplos de melhorias ou de bom grado ao executivo.
E porquê? Porque, entre muitas outras, subsistem as queixas quanto ao estado crítico do pavimento das estradas e passeios; à sujidade das ruas e cheiros nauseabundos junto a alguns contentores de lixo; a deficiente iluminação pondo em causa a segurança dos moradores; o “empurra” de competências entre a Junta e a Câmara, no que concerne à poda das árvores e que tem originado várias reclamações dos residentes junto dos órgãos competentes, pouco importando aos moradores a quem cabe essa responsabilidade.
No que diz respeito aos espaços verdes, cuja manutenção e limpeza parece agravada, ao invés de melhorada, impõe-se uma questão, desde há muito, recorrente: Terá sido um benefício em prol do cidadão a decisão do actual executivo em “delegar” a prestação de tais serviços para empresas privadas da especialidade? Estamos em crer que a resposta só poderá ser: Não!
Estas e muitas outras realidades teimam em perdurar no decurso deste mandato e carecem de uma (re)avaliação e resolução por parte do executivo da UF de Massamá e Monte Abraão. É ambição do Bloco de Esquerda, e para isso sempre contribuirá, que Massamá e Monte Abraão sejam freguesias seguras, limpas, agradáveis e onde dê gosto viver.
Rui Melo
Bloco de Esquerda de Massamá e Monte Abraão