Na tomada de posse da Assembeia da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, o booquista Rui Melo sublinhou que o Bloco está disponível para todas as propostas que sejam benéficas para a população e para melhorar a justiça social, independentemente de quem seja o seu proponente.
____________
Caras e caros,
Em primeiro lugar como representante do Bloco de Esquerda nesta Assembleia, gostaria de saudar todos os representantes eleitos e demais presentes.
Sendo esta a primeira tomada de posse após a reorganização administrativa, resultando na união das freguesias de Massamá e Monte Abraão, o Bloco de Esquerda reafirma que continuará a ser claramente contra esta reorganização administrativa realizada pelo governo PSD/CDS que ignorou as decisões dos órgãos autárquicos locais e não quis ouvir as populações que nelas vivem.
Desta forma, o Bloco de Esquerda defenderá a existência e a autonomia das freguesias de Massamá e Monte Abraão na expectativa que todas as forças politicas que se comprometeram com a defesa da autonomia destas freguesias não guardem esses compromissos na gaveta e que mantenham a disponibilidade para, em tempo oportuno, os passar à prática.
Estamos perante um contexto de profunda crise social, criada e agravada pelas políticas de austeridade impostas pela coligação PSD/CDS e pela troika, políticas essas que têm provocado na sociedade portuguesa o aumento brutal dos impostos e do desemprego, cortes salariais, cortes nas pensões e reformas e o ataque aos serviços públicos.
As desigualdades sociais não param de aumentar levando ao desespero de muitas famílias.
São urgentes medidas de combate à política de austeridade que tragam de novo a esperança de um futuro melhor. O Bloco de Esquerda está aqui para dizer basta e posicionamo-nos na linha da frente neste combate.
Perante este retracto social, é fulcral reforçar o apoio social e humanitário às famílias mais carenciadas e identificar novos focos de pobreza, consolidando as redes de apoio já existentes com as diversas instituições.
Podem contar com o Bloco de Esquerda para todas as propostas que sejam benéficas para a população de Massamá e Monte Abraão e para melhorar a justiça social, independentemente de quem seja o seu proponente.
O Bloco de Esquerda apela à participação das pessoas nas tomadas de decisões e com elas será possível mudarmos as freguesias de Massamá e Monte Abraão para melhor.
O elevado grau de abstenção resultante das últimas eleições exige da parte dos órgãos autárquicos medidas que aproximem os eleitores dos eleitos e dinamizem a participação cidadã.
Fica aqui claro o caminho que o Bloco de Esquerda quer seguir,
O caminho contra a austeridade,
O caminho contra a desigualdade e indiferença social.
Obrigado, boa noite.