No acto de tomada de posse dos órgãos autárquicos de Cacém e S. Marcos, Sandrine Silva, porta-voz do Bloco na Assembleia da União de Freguesias, exortou os fregueses e freguesas a valorizar a vossa cidade, assumindo o compromisso do Bloco de Esquerda em ajudar a protagonizar e construir essa mudança.
Intervenção Sandrine Silva (vídeo aqui)
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Senhores e Senhoras Vereadores e Vereadoras, Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia, eleitos das várias forças políticas, representantes das diversas entidades, fregueses e freguesas de Cacém São Marcos, restantes cidadãos e cidadãs.
O Bloco de Esquerda agradece a confiança que os eleitores e eleitoras depositaram em nós, nos nossos candidatos e no nosso programa, aquando as eleições no passado dia 1 de outubro.
É com enorme responsabilidade que iremos representar nesta Assembleia o Bloco de Esquerda. Como Paulo Freire dizia “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”. Somos homens e mulheres comuns, a representarem homens e mulheres comuns, para ajudar a resolver os problemas da União de Freguesias com todos vós.
Uma freguesia com mais de 40.000 residentes, tem uma população muito superior à esmagadora maioria dos municípios deste país e mais de 10% do concelho de Sintra pelo que tem de reivindicar, activamente, uma aplicação dos recursos municipais compatível com tal realidade.
Fregueses e freguesas, valorizem a vossa cidade, dêem-lhe vida, e bem-estar! O Bloco de Esquerda está aqui para vos ajudar a protagonizar esta mudança!
A Junta de Freguesia tem de ter uma função de proximidade e de articulação com a Câmara Municipal de modo a que os anseios e problemas das mulheres e dos homens desta cidade, sejam efectivamente resolvidos.
Mas para que isto seja possível, neste quadriénio o Bloco de Esquerda pretende entre outras medidas:
- Que seja criado um espaço multiusos de cidadania e cultura para a cidade, na vivenda Ribeiro de Carvalho;
- Criar áreas de Lazer com equipamentos;
- Melhorar a Rede de Transportes Públicos;
- Requalificar as vias, de modo a serem utilizáveis por pessoas de mobilidade reduzida;
- Melhorar a limpeza dos espaços públicos;
- Melhorar o apoio social na infância, juventude e terceira idade;
- Recuperar e ter mais policiamento no caminho pedonal entre a estação da CP e a urbanização do Casal do Cotão;
- Implementar o Orçamento Participativo na Freguesia;
Sim! Bater-nos-emos por um território ecossustentável, amigo dos animais, por democracia e participação cidadã, por maior transparência na vida da união das freguesias e a mais ampla informação aos fregueses e freguesas.
O Bloco de Esquerda estará nesta Assembleia disponível para uma colaboração crítica mas construtiva e de empenhamento com todos e todas para melhorarmos a qualidade de vida das nossas freguesias.
Bom trabalho!