Share |

União das Freguesias de Sintra: Tomada de posse

Na tomada de posse da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra Rui Sá Frias, eleito do Bloco de Esquerda, reafirmou os compromissos com que o Bloco se apresentou a eleições: mais participação e transparência, melhoria do espaço público, combate à crise social e climática, defesa de transportes públicos e defesa dos direitos dos animais sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida para todos os que habitam e visitam a União das Freguesias de Sintra. 

 

 

 

Intervenção de Rui Sá Frias, Eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia da União de Freguesias de Sintra

 

 

Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia

Sr. Presidente da Junta de Freguesia

Membros do Executivo e membros da mesa da Assembleia

Eleitas e eleitos dos partidos políticos à Assembleia de Freguesia

Representantes das diversas entidades

Trabalhadores da junta e

Fregueses e freguesas da União de Freguesias de Sintra

 

É com muita honra que estou aqui hoje a assumir o meu mandato de vogal da Assembleia da União das Freguesias de Sintra, em representação do Bloco de Esquerda.

 

Ao mesmo tempo que agradeço a confiança de quem, no passado dia 26 de setembro votou no programa do Bloco de Esquerda e legitimou esta eleição, estou ciente da grande responsabilidade que é representar o Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra.

 

Não estarei sozinho nesta tarefa, pois contarei com a colaboração dos meus camaradas de lista que estarão ao meu lado no trabalho em prol da população da União das Freguesias de Sintra.

 

Na continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos e das linhas orientadoras definidas no programa eleitoral que apresentámos às eleições de 26 de setembro, o nosso objetivo para o mandato que agora se inicia é contribuir para a construção de uma melhor freguesia aumentado a qualidade de vida para todos os que aqui residam ou nos visitem.

 

A nossa freguesia tem um vasto território e inclui diversas realidades. É necessário saber lidar com as suas várias especificidades. Aumentar a participação e transparência

contribuirá para a sua melhor governação.

 

Por isso pugnaremos pela retoma do orçamento participativo, pela transmissão on-line e em direto das assembleias de freguesia e das sessões públicas de junta e a descentralização destas reuniões. Sabemos que estas bandeiras do Bloco de Esquerda também constituem compromissos da força que ganhou as eleições, pelo que contamos com a sua implementação a curto prazo.

 

Ainda neste campo, lutaremos pela realização de discussões públicas sobre os projetos de interesse para a freguesias, para que não se repita o triste episódio da requalificação do largo da feira de são pedro ou das alterações introduzidas na Avenida Heliodoro Salgado à beira das eleições.

 

Iremos também defender a criação de um boletim informativo regular, editado em papel e com espaço para todas as forças partidárias, que deverá ser uma ferramenta para aproximar esta assembleia da população, bem como por mais critério e dinamismo na partilha de informação no site e redes sociais da freguesia.

 

Quanto ao espaço público, consideramos necessário implementar medidas de segurança rodoviária nas diferentes localidades da freguesia, com a redução da velocidade, aumento de passeios e melhoria da sinalização.

 

Iremos também bater-nos pela criação de uma rede de percursos pedonais que permita chegar a qualquer ponto da freguesia e pela continuação do desenvolvimento da rede de ciclovias (verdadeiras ciclovias com pistas para peões ao invés de vias partilhadas que potenciam acidentes e conflitos). Iremos lutar também pelo necessário reforço da qualidade da limpeza urbana nas suas várias vertentes, mas garantido o respeito pelo ambiente.

 

Os desafios que a pandemia e a crise social nos trazem devem colocar a resposta à crise também como uma prioridade.

 

Reforçar as verbas da ação social e alargar o apoio a todos os residentes da freguesia, incluindo migrantes e indocumentados. Criar uma rede de lojas solidárias para promover a economia circular, que disponibilize móveis, eletrodomésticos e outros bens em segunda mão.

 

A resposta à crise climática deverá ser também uma prioridade para o novo executivo. Passar a frota da junta para veículos elétricos, progressivamente, instalar Painéis para produção de energia nos edifícios da junta e criação de parcerias com IPSS, associações sem fins lucrativos e cooperativas de energia para instalação de painéis solares para auto consumo, permitindo assim reduzir a pegada ecológica e a fatura elétrica das instituições.

 

Preservar as árvores da freguesia e em caso de novas plantações optar por árvores apropriadas ao espaço urbano são também medidas a implementar para redução da pegada de carbono.

 

Defenderemos a criação de uma rede de transportes públicos mais eficiente, que possibilite uma fácil e cómoda deslocação dentro da freguesia e ligação entre as várias localidades e interfaces de transportes, articulada entre si e com os horários com as atividades escolares.

 

Julgamos necessário o alargamento do programa para Capturar, Esterilizar, Devolver gatos silvestres à comunidade, bem como a colocação de abrigos e apoio a cuidadores de colónias. Defenderemos a rejeição de apoios e participação por parte da junta em eventos com atividades que causem sofrimento animal e outras medidas pela salvaguarda do bem estar animal.

 

Estas serão parte das linhas que guiarão a nossa atividade ao longo do mandato que agora se inicia.

 

O Bloco de Esquerda estará sempre disponível para discutir, com todas as forças democráticas, propostas e soluções para melhorar a qualidade de vida de quem aqui reside e de quem nos visita.

 

Votos de bom trabalho