Share |

Debate: Segurança para toda a gente

Entrada livre, limita a capacidade da plataforma on-line.
Inscrição: https://forms.gle/Wa8DV252QjMSdavC6

Em Sintra, a segurança é tema recorrente do debate autárquico. Não raras vezes, esta discussão é feita sem informação e dados claros e rigorosos, assentando numa retórica de medo e em pressupostos racistas e discriminatórios, para justificar discursos e propostas populistas e demagógicas que, a prazo, irão resultar em situações de conflitualidade e insegurança.

O debate sobre a segurança não pode limitar-se a propostas securitárias, que alimentam uma lógica de autoritarismo e a discriminação. Uma política autárquica promotora da segurança tem de passar pela prevenção de conflitualidade, pelo combate ao sentimento de insegurança e pela criação e reforço de contextos e espaços onde liberdade e a cidadania podem ser exercidas.

Falar de segurança e liberdade é, por isso, fundamental para qualquer sociedade democrática.

Neste debate queremos partilhar e debater propostas, ideias e estratégias que respondam às preocupações das pessoas que habitam, trabalham, estudam em Sintra, mas também das pessoas que passam por e visitam o nosso município.

Participem para construirmos um município com segurança e liberdade para toda a gente, sem discriminação, sem exclusão, sem violência, sem autoritarismo!