Share |

Bloco visita Belas e reúne com a URPIB

O Bloco de Esquerda reuniu na passada quinta-feira com a União dos Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Belas. Estiveram presentes Bruno Góis, candidato à Câmara, e os candidatos à União de Freguesias de Queluz e Belas Paulo Mourão e Jorge José, atuais eleitos, e Fátima Seabra Gomes.

A URPIB é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e tem entre os seus principais projetos a construção de um Centro de Dia na Vila de Belas. Na reunião foram discutidas as dificuldades sentidas pela instituição para a concretização desse importante projeto. Também foram abordados os problemas sentidos pela população. Jorge Fresco, presidente da URPI, descreveu o modo como a Vila, desde que deixou de ser sede de freguesia, foi prejudicada: perdendo serviços e vendo o seu património votado ao abandono e subaproveitado. Algumas das requalificações de espaços da antiga freguesia foram feitas por proposta e pressão do Bloco. Outro problema muito sentido é a inadequação da rede de transportes rodoviários, cujas carreiras remontam há várias décadas e não correspondem à realidade social atual.

A delegação do Bloco deu a conhecer que o seu programa autárquico propõe que, em articulação com associações e IPSS, seja garantido às pessoas mais velhas o apoio de que precisam e acesso a atividades culturais, desportivas e recreativas. Mais informou que o Bloco se compromete a "auscultar as populações locais e lutar pela reversão da agregação de freguesias sempre que seja manifestada essa vontade na população", nomeadamente na histórica freguesia de Belas.