Share |

Aqui também há património: Bloco alerta para abandono do campo de Lapiás da Granja dos Serrões

Bloco alerta para abandono do campo de Lapiás da Granja dos Serrões
Bloco alerta para abandono do campo de Lapiás da Granja dos Serrões

O Bloco de Sintra organizou uma visita e limpeza do campo de Lapiás da Granja dos Serrões, geomonumento situado perto de Negrais, para lembrar que todo o património do concelho é património relevante, devendo por isso ser conservado e divulgado.
O campo de Lapiás da Granja dos Serrões é um geomonumento com cerca de 70 milhões de anos. Além das formações geológicas e da flora típicas do local, nas suas imediações existem também ruínas arqueológicas relevantes para compreensão da história da região, património que também se encontra classificado e pouco divulgado.
Durante cerca de duas horas os e as ativistas do Bloco puderam apreciar as curiosas formações geológicas resultantes da erosão química do calcário pelas águas das chuvas (ácidas em alguns períodos), aproveitando para recolher cerca de 50kg de lixo que se encontrava espalhado no trajeto da Pequena Rota que atravessa o campo.
Esta ação contou com a presença de Bruno Góis e Tânia Russo, cabeças das listas do Bloco à Câmara e Assembleia Municipal de Sintra, e marcou o lançamento da candidatura de Elsa Machado à presidência da Junta da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar, tendo a candidata lamentado o estado de abandono do local e reivindicado “mais atenção para o património da freguesia”.
Desde 2001 que o Bloco de Esquerda vem reclamando medidas para proteção e conservação do local, bem como a sua inclusão em rotas turísticas alternativas às centralidades de Sintra e Queluz. Em 2018 o Bloco foi o único partido da Assembleia Municipal a opor-se à declaração de interesse público para posterior legalização de uma empresa de transformação de restos de pedra cujo estaleiro está situado na extrema do campo de Lapiás, por considerar que punha em risco o caráter único do lugar.