Agenda para a Juventude em Sintra: semear democracia participativa

Candidatos do Bloco em Diálogo com Ass. Dínamo

Espalhar sementes para promover a democracia participativa e envolver os jovens do concelho na política é um dos grandes objectivos da Dínamo, associação juvenil que desafiou todos os partidos a assumirem o compromisso de uma agenda para a juventude para Sintra.

O Bloco de Esquerda aceita o repto e, tendo-lhe sido enviada a proposta de Agenda e a Carta de  Recomendações da Rede de Participação Juvenil da Sintra,foi conversar com os seus promotores.

O encontro aconteceu no espaço que a Dínamo ocupa em parceria com outros projectos comunitários, na Tapada das Mercês, sendo a delegação do Bloco composta por Luís Fazenda, André Beja, Filipa Gonçalves, André Pereira e Daniel Figueiredo, jovens candidatos/as nas listas bloquistas à Câmara e Assembleia Municipal.

Além das propostas e do trabalho da Dínamo, falou-se também da política de juventude dos últimos anos naquele que é o segundo concelho do país com mais jovens e da necessidade de regras claras e transparentes para desenvolver o associativismo, nomeadamente através do reforço do orçamento da juventude.

Após a visita, Fazenda salientou o facto de que “apesar de ter tentado passar uma imagem de dinamizador do associativismo e de apoio aos jovens, o Vereador do Pelouro, Marco Almeida, deixa muito trabalho por fazer”, defendendo “medidas para melhorar os mecanismos de resposta do Executivo às solicitações das associações e sua integração no planeamento de actividades, bem como uma revisão da política de ocupação de espaços camarários no sentido de uma maior disponibilidade de recursos hoje ocupados com serviços administrativos”.

Associação Dínamo http://www.dinamo.pt/

Proposta de Agenda para a Juventude em Sintra 2013-17 http://eleicoes2013.dinamo.pt

Carta de Recomendações da Rede de Participação Juvenil de Sintra (ver aqui)