Estaremos na Assembleia Municipal para trabalhar pelo Concelho e lutar contra austeridade

Fotos de André Beja

Na tomada de posse da nova Assembleia Municipal de Sintra, João Silva reiterou a disponibilidade do Bloco para as medidas que melhorem a qualidade de vida dos e das munícipes, prometendo que “esta tribuna que também será usada na luta contra a política de austeridade do governo PSD/CDS/troika”.

Após a instalação da nova Assembleia, foi eleita a mesa do órgão, tendo sido eleito como presidente Domingos Quintas (PS) e de Lina Andrez (PS) e Filipe Santos (PSD) como Secretária e Secretário da Mesa.

A presença de um membro do PSD nesta lista – com a agravante de se tratar de um autarca sob suspeita de mau uso do erário público – não mereceu a concordância do Bloco, motivando o voto contra de João Silva e Helena Carmo.

A intervenção de João Silva foi disponibilizada pelo site Tudo Sobre Sintra, pode ser ouvida aqui.

Senhor Presidente da Assembleia Municipal cessante

Senhor Presidente da Câmara Municipal cessante

Senhor Presidente da Câmara, vereadores e vereadoras, deputados e deputadas eleitos

Meus senhores e minhas senhoras

A tomada de posse dos órgãos municipais decorre num período de grande crise económica e social, agravada com as políticas de austeridade do governo PSD/CDS e da troika, traduzidas em cortes nos salários, pensões e apoios sociais, no aumento brutal de impostos, na redução forçada dos custos do trabalho, na destruição dos serviços públicos, Escola Pública, Serviço Nacional de Saúde, CTT entre outros. As pessoas, as famílias e a maioria das empresas em particular as micro, pequenas e médias empresas estão no limite do possível e muitas à beira do desespero.

Os resultados eleitorais no Município de Sintra, em que quase 60% dos eleitores e eleitoras se abstiveram e cerca de 10 % votaram em branco ou tiveram votos nulos, ou seja, os atuais órgãos eleitos foram-no por apenas cerca de 30% dos eleitores e eleitoras, mostram bem o afastamento, o cansaço e o desprezo para com os caminhos que a política e os políticos têm trilhado em Portugal.

Os órgãos municipais eleitos não podem esquecer esta realidade. É sua obrigação implementar medidas que aproximem os/as munícipes da vida política do Concelho. Medidas que reforcem a transparência e a participação cidadã. É tempo de a democracia participativa ocupar o lugar que lhe é reconhecido pela Constituição da República ao lado da democracia representativa. Para este percurso podem contar com o Bloco de Esquerda.

Estamos nesta Assembleia Municipal com toda a disponibilidade para apoiar as medidas e os projectos que tragam mais e melhor qualidade de vida aos habitantes do nosso Concelho. Não regatearemos esforços para fazer desta tribuna, uma tribuna que dê expressão aos legítimos anseios das populações. Também faremos dela uma tribuna de luta contra a política de austeridade do governo PSD/CDS/troika.

Estamos preocupados por vermos no executivo camarário os representantes do governo PSD/CDS rejeitados de forma significativa pelos eleitores e eleitoras de Sintra. Estaremos atentos aos compromissos que estão na base desta aliança e às consequências negativas que daí possam resultar para o Município.

A situação do país exige cada vez mais a convergência de todas as forças políticas, de todos os movimentos, de todas as pessoas que se opõem ao “pacto” PSD/CDS/troika. Só com ela será possível travar o retrocesso civilizacional que está em curso.

Também para este combate podem contar com o Bloco de Esquerda.